O grande desafio agora é "iniciar o programa do Governo", diz José Maria Neves que anunciou que o Executivo irá tomar "medidas imediatas" para ajudar a resolver as situações da ELECTRA e da TACV, duas empresas públicas em sectores chaves como são a energia e a água e a aviação civil.
Medidas essas que, entretanto, não foram especificadas pelo Primeiro-Ministro que contraria as informações veiculadas na comunicação social de que o Presidente da TACV, António Neves, estaria de saída da companhia. Sobre isso diz que até o momento ainda nem o Ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, José Maria Veiga, e nem a Ministra das Finanças, Cristina Duarte, que superintendem a área "ainda não colocaram nenhuma questão relativamente ao Conselho de Administração".
"São notícias e especulações feitas na comunicação social sobre os quais não poderei dar nenhuma resposta definitiva", acrescenta. Contudo, José Maria Neves deixa claro que é objectivo do Governo a privatização das duas empresas referidas, sendo que "vamos definir os cenários, e nós queremos que haja a participação do sector privado e, também, da Diáspora cabo-verdiana, particularmente nos TACV.
De entre os primeiros passos deste Governo da VIII Legislatura, estão as nomeações dos "principais dirigentes" da Função Pública, afirmou Neves. Ainda em relação ao Programa do Governo ora aprovado, o Chefe do Executivo avança que "vamos desenvolver as acções necessárias para o cumprimento rigoroso do Programa do Governo" e de todos os compromissos que foram aqui assumidos em sede do Parlamento".
Palavras ainda de optimismo e certeza de que com esse Programa, o Governo, o país saberá dar a volta aos desafios que se colocam, mesmo num cenário internacional de incertezas, fruto da grave crise financeira internacional e dos conflitos que vão surgindo pelo médio Oriente e que se arrastam para a África Subsaariana, sobretudo na Costa do Marfim e Nigéria.
Novos desafios que o país terá de enfrentar, "haverá momentos difíceis, mais desafios, mas temos vontade, temos determinação, temos desafios, como na última década fizemos face aos desafios nós estamos conscientes das nossas responsabilidades, assumimo-las plenamente neste sentido", sublinha. Veja as fotos desta sessão parlamentar na página facebook do Primeiro Ministro.
Leia, na íntegra, a Moção_de_Confiança.