Cabo Verde está em fase de preparação do seu quarto processo de planeamento estratégico com a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2017—2021 (PEDS). O Programa do Governo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) representam o quadro genérico das políticas e objetivos gerais que orientarão atualmente o exercício de planificação a nível nacional.
O sucesso do novo Plano Estratégico nacional e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável dependerá da capacidade de todos intervenientes do sector público, privado e da sociedade Civil em transformar palavras em resultados tangíveis para todos. As administrações públicas vêm enfrentando desafios adicionais relacionados com a necessidade de formular políticas integradas e produzir resultados num ambiente de incertezas, na implementação de políticas, na necessidade de ser resiliente e adaptável, e na mudança da relação entre o Estado e os cidadãos para dar resposta a demanda permanente.
Cabo Verde como outros países precisa de ferramentas práticas e “espaço” para experimentar, aprender e se adaptar para lidar com os desafios de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto da realidade volátil do século 21. O “Foresight”/Prospeção é o termo genérico para o planeamento estratégico inovador, métodos de formulação de políticas e desenho de soluções que não advinha ou prevê o futuro, mas que trabalha com futuros alternativos.
Neste âmbito, o Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças, em parceria com o Sistema das Nações Unidas, realiza um Workshop sobre “Aplicação do “Foresight” no planeamento sustentável de Cabo Verde: Visão participativa, Planificação Resiliente e Soluções Inovadoras através do “foresight” (prospeção)”. Com os seguintes objetivos:
O Workshop vai realizar-se de 30 de janeiro a 3 fevereiro de 2017, na Sala de Conferências do Hotel Praia Mar, na Praia, e o ato de abertura oficial está agendado para as 08:30 do dia 30, próxima segunda-feira, no mesmo espaço, e será presidido pelo Sr. Ministro das Finanças, Olavo Correia.
EM anexo segue o programa do Workshop.