Notícias

Governo Presente ilha do Fogo: Primeiro Ministro inaugura projecto hidroagrícola de Outra Banda

“Com este projeto, vai haver mais disponibilidade de água, com suporte de energia solar e permitir que os agricultores nas suas parcelas de terreno possam fazer um bom uso, utilizando rega gota-a-gota. O objetivo maior é aumentar a produção e a atividade económica, o rendimento das famílias, e muitas delas acabam por vencer a pobreza”, declarou Ulisses Correia e Silva.

Dez agricultores da localidade de Outra Banda, no concelho de S. Filipe, passaram a beneficiar do projecto hidroagrícola, implementado no quadro do Programa de Oportunidades Socioeconómicas no Meio Rural (POSER) e financiado pelo Governo, através do FIDA.

Este programa consiste no equipamento de um furo de prospecção de água para agricultura e construção do respectivo campo solar para alimentar todo o sistema, extensão da rede de água e preparação e instalação de mais de dois hectares de terreno para desenvolvimento de fruticultura e horticultura, para estes agricultores que abraçaram o programa e que antes praticavam a agricultura de sequeiro.

O projecto hidroagrícola de Outra Banda arrancou no sábado, 22, numa cerimónia presidida pelo Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Dr. Ulisses Correia e Silva e contou com todos os membros do Governo que se encontravam no Fogo para participar na reunião do Conselho de Ministros Descentralizado, e cumprir uma agenda intensa com inaugurações e visitas.

“Com este projeto, vai haver mais disponibilidade de água, com suporte de energia solar e permitir que os agricultores nas suas parcelas de terreno possam fazer um bom uso, utilizando rega gota-a-gota. O objetivo maior é aumentar a produção e a atividade económica, o rendimento das famílias, e muitas delas acabam por vencer a pobreza”, declarou Ulisses Correia e Silva na sua intervenção. “Em vários pontos do país isto já acontece. Espero que multiplique e dê bons resultados”, enfatizou.

O projecto tem um orçamento de mais de 12 mil contos e deverá beneficiar várias pessoas que vivem nesta localidade que fica a norte de S. Filipe.