“Temos uma nova Igreja de Nha Santa Catarina. A obra demorou mais do que o previsto, mas será agora entregue antes do dia das festividades do município”, afirmou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
Se tudo correr como vem sendo programado, o Governo prevê entregar, no dia 21 de novembro, à Diocese de Santiago, aos santa-catarinenses e a Cabo Verde, a Igreja de Nha Santa Catarina completamente reabilitada. Esta reabilitação foi realizada no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, do eixo IV – Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso, coordenada pelo Instituto do Património Cultural (IPC).
“Temos uma nova Igreja de Nha Santa Catarina. A obra demorou mais do que o previsto, mas será agora entregue antes do dia das festividades do município”, afirmou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, no final da visita que efetuou na tarde desta sexta-feira.
“A entrega da Igreja, completamente reabilitada, será um grande presente à municipalidade, mas também ao conjunto patrimonial nacional. O que tenho estado a realçar é que o trabalho do Governo tem sido valorizar, reabilitar e entregar obras que qualificam Cabo Verde como um conjunto arquitetónico coerente e as igrejas são um dos conjuntos arquitetónicos mais coerentes e mais simbólicos e emblemáticos”.
Para as obras da “Igreja Baxu”, como também é conhecida, foram feitas demolição; ampliação do transepto; criação do bloco de apoio na parte posterior com o acrescento da sacristia, casas de banho e zonas de arrumos; substituição da cobertura em telha marselha com forro em madeira pinho, das portas e janelas, do piso em ladrilho de mármore e madeira, das luminárias; aumento do pé direito do presbitério; criação do mezanino; pintura interior e exterior; instalação sonora e elétrica; iluminação e calcetamento exterior.
As obras à ermida permitiram a preservação dos traços arquitetónicos, mas também de toda a história cultural e religiosa que envolve a população local.
A visita foi acompanhada pelo presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, pelo vereador da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, pelo Pároco da Igreja e Pelas Infra-estruturas de Cabo Verde (ICV).