Brevemente, o Ministro da Economia e Emprego deverá estar em São Nicolau, com o objectivo de promover e estimular um debate sobre o tipo de turismo que serve a ilha. De acordo com o Primeiro-ministro, será uma mesa redonda à volta de um “turismo adaptado às condições de São Nicolau”, com as várias vertentes em cima da mesa, designadamente rural, de natureza, ecológico, de saúde, do deporto e, sobretudo, cultural, em que se pode aproveitar toda a identidade da ilha, com destaque para a figura do Baltazar Lopes.
A iniciativa deverá ser feita em parceria com as câmaras locais, bem como os privados, trabalhando todo o ambiente, nos dois concelhos, e as principais condições para que o turismo seja sustentado. Para o Ulisses Correia e Silva, é preciso tirar todo o proveito da natureza e das paisagens, muito bonitas, de São Nicolau.
Assim, as medidas serão associadas às políticas públicas de acessibilidades e melhoria de estradas, assim como outros atrativos que levem os turistas a pernoitar na ilha. Como exemplos, o Chefe do Governo, aponta o turismo de habitação e o programa Rota das Aldeias, existentes em Santo Antão, e que poderão ser “adaptadas” à São Nicolau.
Além disso, existem localidades com grandes potencialidades turísticas, considerou o Primeiro-ministro, indicando Carriçal, onde foi construída a primeira fábrica de conserva na ilha, que poderá ser uma referência em termos de museu no futuro. Também, “temos o Parque natural do Monte Gordo, assim como um conjunto e espécies raros, animais e vegetais, suscetíveis de interessar qualquer um em termos científicos e académicos, promovendo esse tipo de turismo, apontou.
Com tudo isso, o objectivo do governo é colocar São Nicolau como um destino turístico integrado e sustentado. Pelo que o Chefe do Governo reconhece a importância de uma divulgação massiva da ilha. “Normalmente quando se pergunta a um cabo-verdiano, quantas ilhas conhece, pelas suas contas, São Nicolau, sempre, fica de fora”, considerou, alertando para a necessidade de apostar num marketing muito forte de divulgação das condições atuais que São Nicolau tem e pode contar para desenvolver um turismo interno e internacional.
Em relação aos privados, Ulisses Correia e Silva lembrou que vários incentivos e instrumentos foram lançados, recentemente, de modo a facilitar o investimento privado, tanto das PMEs como das microempresas. O programa Start-up Jovem, o Micro empreendedorismo e o Fundo de capital de Risco, são alguns dos instrumentos que permitem aos privados arrancarem com os seus negócios.
O Primeiro-ministro falava no âmbito da visita que realiza aos municípios de São Nicolau, neste caso, ao município de Ribeira Brava.