Notícias

“Governo não tem pejo em apoiar clubes de Cabo Verde com projetos consistentes e que sirvam a comunidade”: Ministro do Desporto

“O Governo não tem pejo nenhum em apoiar todos os clubes de Cabo Verde que têm projetos consistentes, baseados numa projeção realista e que sirvam a comunidade onde está inserida”. Palavras do Ministro do Desporto (MD), Fernando Elísio Freire, no ato de lançamento da primeira pedra para a construção da Piscina Olímpica e Centro Estágio do Académico do Aeroporto do Sal, na última sexta-feira, 23 de junho, na Cidade dos Espargos, ilha do Sal.

A piscina olímpica e o centro estágio é um projeto ousado do Clube Académico do Aeroporto do Sal que irá servir para o desenvolvimento do desporto em Cabo Verde e, particularmente, às crianças, jovens e adultos salenses.

Neste sentido, Fernando Elísio Freire anunciou que pelo fato desta infraestrutura, a piscina olímpica, ser a primeira em Cabo Verde, o Governo vai alargar a parceria com o Académico para o ano de 2018, para que o Clube possa finalizar o projeto e colocá-lo ao serviço da comunidade.

No seu discurso, o titular da pasta do Desporto começou por parabenizar o Académico pela ousadia e pelo fato de estar um passo à frente da maioria dos clubes em Cabo Verde. Segundo Elísio Freire, “um passo à frente não é porque não há lei, não é porque não há financiamento, não é porque não há chamados apoios, não é porque não há um ambiente envolvente, mas porque teve a atitude correta, que é de pensar, planear e executar”.

A nível de legislação, o governante avançou, ainda, que o executivo já está a iniciar o processo da reformatação do setor do desporto. “A primeira vitória que o nosso país pode ter é no dia em que deixarmos de ver o desporto apenas e só como atividade lúdica”, disse Elísio Freire, para quem “o desporto, talvez, poderá ser o setor que vai contribuir para a definitiva afirmação de Cabo Verde no mundo”.

A obra do projeto Piscina Olímpica e Centro Estágio deverá ser executada no prazo de um ano e terá duas piscinas, uma semiolímpica de 25 metros, com seis faixas e outra de formação com cinco faixas, bem como alojamentos (quartos e suites) para atletas e um restaurante.

De realçar que o Académico do Aeroporto do Sal, fundado em 1966, é um clube “multi-desportos”, tendo completado recentemente 50 anos de existência no desporto nacional. O Clube, sedeado na cidade de Espargos, na ilha do Sal, Cabo Verde, abrange as modalidades de futebol, futebol de formação, basquetebol, andebol, vólei, atletismo e, futuramente, natação.