Notícias

Governo não baixa guarda na luta contra dengue e anuncia campanha de limpeza para Julho

O Primeiro-Ministro conduziu, nesta quarta-feira, uma reunião com os restantes elementos da Comissão Interministerial da Luta Anti-Vectorial que serviu para analisar a situação do país em matéria de luta anti-larval ou contra os mosquitos transmissores da dengue e o impacto das campanhas contra os vectores da doença, mas também para preparar as próximas campanhas, tendo a Comissão decidido avançar com mais uma campanha nacional de limpeza no próximo mês de Julho.

Os dias 8, 9 e 10 de Julho foram as datas escolhidas para mais essa campanha intensiva que se espera, tenha o mesmo ou maior engajamento das anteriores, daí que, segundo anunciou José Maria Neves, para assegurar a participação massiva da sociedade nesse grande acto de cidadania, o Executivo irá decretar tolerância de ponto no dia 8 de Julho, que cai numa sexta-feira, para a Administração Pública.

"Nesses dias vamos mobilizar toda a população cabo-verdiana, juntamente com todos os sectores da sociedade, privados ou públicos, de modo a eliminarmos todos os focos onde possa haver depósito de água, larvas, mosquitos, para combatermos de forma decidida qualquer possibilidade de haver novo surto da dengue ou de paludismo em Cabo Verde", salientou Neves.

Isso, mesmo considerando que, de acordo com os dados, a situação das doenças que têm como vector transmissor os mosquitos, não apenas a dengue mas também o paludismo e a febre-amarela, está perfeitamente sobre controlo. Afinal ainda os cabo-verdianos têm fresco na memória o surto de há cerca de dois anos, daí que todo o cuidado é pouco. "Não podemos baixar a guarda", salienta José Maria Neves.

Assim, para além dessa, outras medidas foram anunciadas para evitar uma nova epidemia, o Governo deverá apostar, à semelhança do que vem sendo feito nos últimos dois anos, na informação e sensibilização da população sobre as doenças transmissíveis pelos mosquitos e a necessidade de se combater o vector da doença (mosquitos e larvas), devendo intensificar o programa comunicacional para o efeito.

O reforço dos centros de saúde e hospitais, em matéria de combate à dengue e a outras doenças transmissíveis pela mesma via como o paludismo e a febre-amarela será outro passo. Da mesma forma, equipas de combate aos mosquitos deverão percorrer as casas em todo o território nacional, procurando identificar e eliminar focos de produção de mosquitos, sobretudo nos principais centros urbanos.

"Vamos também iniciar imediatamente uma grande campanha em todos os voos e embarcações internos e internacionais, principalmente tendo como origens os países de concentração de vectores transmissores de dengue e do Paludismo, fazendo a pulverização dos aviões e dos barcos", assegurou o Chefe do Governo.

Mais de 700 toneladas de água distribuídos gratuitamente nos chafarizes

Instado a comentar as medidas anunciadas pelo Governo e a situação em relação à crise de água na capital, mais uma vez José Maria Neves assegurou que as medidas de emergência estão a ser desencadeadas, nomeadamente a distribuição de água gratuita nos chafarizes e através de auto-tanques, sendo que as últimas informações que dispunha até aquele momento era de que mais de 700 toneladas de água haviam sido distribuídos.

Entretanto, aguarda-se a resolução da avaria pelos técnicos espanhois que estão em cima do assunto, a qualquer momento para a normalização  da produção e distribuição de água na capital.