Notícias

Governo mostra abertura para vinda de clubes de dimensão mundial a Cabo Verde

“O Governo está aberto para a vinda de clubes de dimensão mundial para o nosso país, como é o caso do Benfica”, salientou o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, no âmbito do Encontro de Benfiquistas realizado nesta quarta-feira, 28 de dezembro, na Cidade da Praia,com vista à apresentação do processo da criação da Casa do Benfica na capital, bem como o andamento das obras e inauguração da mesma Casa.

Encontro_com_benfiquistas.jpg

De acordo com Fernando Elísio Freire, “o Benfica tem uma dimensão mundial à semelhança de outros clubes internacionais e o que nos interessa é que o nosso país se abra ao mundo, também, através do desporto”.

O Ministro acredita que o Benfica poderá colocar os jogadores cabo-verdianos na rota dos melhores clubes do mundo.

Outra pretensão do Governo, segundo o Ministro do Desporto, é “iniciarmos um processo de relacionamento com as escolas de iniciação desportiva, mas também através da legislação que proteja os cidadãos cabo-verdianos que atinjam um determinado patamar para que possam representar honradamente Cabo Verde e para que os clubes que os formem possam aumentar os níveis de investimentos na formação, ou seja, uma cooperação win-win (que todas as partes ganhem)”.

Assim, anunciou, igualmente, o titular da pasta do Desporto, outra medida que o Governo está a preparar a nível de legislação tem a ver com uma reforma digna para aqueles que dedicaram toda uma vida ao desporto.

Fernando Elísio Freire mostrou-se muito satisfeito pelo facto de o Benfica estar a abrir uma Casa em Cabo Verde, que considera também como fruto de esforços dos cabo-verdianos residentes no País, tendo aproveitado o momento para apelar a todos os clubes de dimensão mundial que abram uma Casa em Cabo Verde, “porque temos interesses em ter no nosso país os melhores clubes do mundo”.

De referir que a Casa do Benfica na cidade da Praia (CBCP) é uma Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, sem fins lucrativos, que sob a égide do Sport Lisboa e Benfica (SLB) e tem como objetivos principais a promoção a defesa do bom nome, prestígio e interesse do SLB, a promoção das relações de convívio social, nomeadamente as de cariz cultural, desportiva e recreativa, entre os seus sócios, entre outros.

Segundo uma nota da Comissão Instaladora, após mais de um ano de trabalho preparativo para a constituição da CBCP, aquela Comissão conseguiu obter autorização por parte do SLB e procedeu à formalização da Associação Casa do Sport Lisboa e Benfica na Praia, entidade de direito cabo-verdiano, que fará a gestão da CBCP.

Como passos finais deste processo de criação, serão realizadas as eleições dos Corpos Sociais no dia 18 de fevereiro de 2017 e por último, com a conclusão das obras de construção, será realizada a inauguração da Casa do Benfica em inícios de março.

De realçar qua o “Encontro de Benfiquistas” contou, igualmente, com a presença da Glória do Benfica, António Simões, jogador do Benfica de 1961 a 1975.