O objectivo é massificar o acesso às novas tecnologias de informática e informação nas escolas com a introdução de cerca de 150 mil computadores para alunos e professores de todos os níveis de ensino, (ver texto de 16 de Dezembro último: Cada aluno, cada professor, um presente de natal às crianças ) além da criação de cerca de 130 Telecentros nos vários pontos do País.
Ainda, inseridos neste amplo programa, o Governo irá proporcionar uma rede de cerca de 130 Telecentros para a massificação das novas tecnologias de informação (o acesso ao computador e à Internet), em todas as ilhas de Cabo Verde.
O "Mundo Novo" inclui, ainda, iniciativas de formação dos alunos e professores no uso dessas tecnologias, um sistema em rede informática de educação integrada, além de uma especial atenção à gestão das escolas, e à oportunidade de novas áreas de desenvolvimento empresarial e à formação dos professores e ao desenvolvimento empresarial. Uma verdadeira "revolução do sistema de ensino cabo-verdiano, para dar respostas às necessidades crescentes de desenvolvimento do País".
Sem contar que irá proporcionar o acesso dos jovens a uma possibilidade infinita de informação e conhecimento, através da Internet, contribuindo para uma juventude mais criativa, inovadora, empreendedora "capaz de construir este Mundo Novo em Cabo Verde", completa.