Notícias

Governo marca presença no lançamento do projeto Urgimed Health & Hospitality em São Vicente

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, co-presidiu na tarde desta terça-feira, 03 de março, a cerimónia de lançamento da 1.ª Pedra do Urgimed Health & Hospitality, em São Vicente.

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, co-presidiu na tarde desta terça-feira, 03 de março, a cerimónia de lançamento da 1.ª Pedra do Urgimed Health & Hospitality, em São Vicente.

Durante o ato de apresentação do projeto, o Ministro sublinhou que este empreendimento, para além de aportar um sinal de confiança no País, confiança no desenvolvimento do setor de saúde, “é sem dúvida uma demonstração de inteligência empresarial, sentido de oportunidade e que está em plena sintonia com a visão do Governo – fazer do setor da saúde, um setor que não seja um mero distribuidor, mas um pilar importante para a economia do país”.

Segundo Arlindo do Rosário, o Governo está a trabalhar no diálogo permanente com o setor privado, através de medidas legislativas como as aprovadas pelo Parlamento, de alteração na lei de base da saúde, da criação da entidade reguladora da saúde, de medidas fiscais que visam melhorar o ambiente e as condições de atuação dos dois setores.

“O setor público sabe que sozinho não consegue responder à demanda cada vez crescente e exigente”, entretanto, sublinhou o governante que os dois setores público e privado se complementam, precisam um do outro para crescer, para prestar melhores cuidados preventivos, promocionais e curativos a nossa população residente e aos turistas que demandam as nossas ilhas.

Para o Ministro, a iniciativa privada particularmente no setor da saúde, vem crescendo e ganhando força em todo o Cabo Verde e particularmente em São Vicente, complementando o setor publico também ele a crescer, a ganhar maior capacidade de resposta.

Trata-se de uma Clínica Médico-Cirúrgica e Maternidade, orçado em dois milhões de euros, cujo capital é totalmente nacional. A nova unidade terá novas valências, como bloco operatório, unidade de recobro, internamento e maternidade, com duas salas de parto e apoio do bloco operatório para cesarianas programadas, serviços de Medicina Interna e maternidade entre outras especialidades médicas.