“Governo lança Programa de Apoio à Reforma Prioritária da Educação no contexto das reformas educacionais para melhorar a qualidade e o acesso à educação infantil em Cabo Verde”, Ministro Amadeu Cruz.
A afirmação é do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, ao presidir a cerimônia de lançamento do Programa de Apoio à Reforma Prioritária da Educação em Cabo Verde (PAREP-CV), após a aprovação do financiamento da subvenção da Global Partnership for Education (GPE), no valor de 5 milhões de dólares.
O governante frisou que este programa é uma extensão do compromisso do Governo com a educação inclusiva e de qualidade, reconhecendo que a educação pré-escolar e o ensino básico obrigatório constituem a base do sistema educativo, em linha com o ODS-4 e as diretrizes do Plano Estratégico de Educação, que visa garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade, na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam prontos para o ensino básico.
Amadeu Cruz destacou a melhoria dos indicadores do sistema educativo, ressaltando a melhoria da taxa de cobertura do pré-escolar em cerca de 86,4% das crianças de 4 e 5 anos de idade, mas a ambição do Governo é chegar aos 100%, para garantir que nenhuma criança fique para trás.
Não obstante estes resultados e estes avanços, o Ministro reconheceu que é preciso encarar o desafio da reestruturação do ensino pré-escolar, numa perspectiva da universalização de acesso, de qualificação dos processos pedagógicos, de eliminação das barreiras de acesso e correção das disparidades territoriais e sociais, para, desta forma, criar condições para garantir que todas as crianças de 4 a 5 anos possam frequentar os jardins de infância e realizar plenamente as aprendizagens previstas para o pré-escolar, de preparação propedêutica para o ingresso no ensino básico obrigatório.
O PAREP é uma iniciativa estratégica voltada para a melhoria da qualidade e do acesso à educação infantil em Cabo Verde. É um programa financiado e apoiado pela GPE, uma organização internacional que tem desempenhado um papel fundamental na transformação dos sistemas educativos em países de baixa e média renda.
Deste modo, o investimento no subsistema do pré-escolar constitui sempre uma atitude fundamental em qualquer estratégia de inclusão social, tanto por seus efeitos imediatos quanto pelos desdobramentos sobre o processo de desenvolvimento de capital humano.
É com base nesses pressupostos paradigmáticos que o Governo tem vindo a empreender reformas robustas do sistema educativo e a construir escolas inclusivas e democráticas, que contribuam para a redução das desigualdades no nosso país, por meio da promoção de uma educação de qualidade para todos, propugnando a edificação de uma sociedade mais justa e mais próspera, ao mesmo tempo que ambicionamos a construção de um perfil de competências dos jovens cabo-verdianos em linha com os avanços da ciência e das tecnologias, capazes de interagir com o mundo moderno, sem restrições que outrora tivemos.
Por fim, o titular da pasta da educação augurou os maiores sucessos ao PAREP, ciente dos enormes desafios, mas convicto de que, com o apoio da UNICEF, enquanto agência coordenadora, o envolvimento das câmaras municipais e demais parceiros, alcançaremos com êxito os objetivos preconizados.