No âmbito das comemorações do dia Internacional da Atividade Física, o Governo lançou ontem o Programa Nacional da Atividade Física sob o lema “Um movimento por uma vida mais saudável”.
O Programa visa levar à toda a população o hábito de praticar a atividade física destacando os efeitos positivos que tem sobre a nossa saúde.
De acordo com o Ministro do Desporto o programa vai permitir com que todos os cabo-verdianos desde crianças do ensino pré-escolar até terceira idade criarem o hábito de praticar regularmente a atividade física.
“Vamos colocar nas comunidades monitores para que possam utilizar as placas desportivas que existem por todo país para possam dar aulas especificas atendendo pessoas idosas, crianças, mulheres. Junto com as escolas do ensino básico, secundária e as universidades vamos criar o habito da atividade física. A partir daí que teremos o desporto que nós queremos que seja de transmissão de valores.
Relativamente à implementação do programa, o Ministro garante que isso vai ser feito em articulação com as Câmaras Municipais, Ministério da Educação, agentes desportivos e as federações desportivas.
“Nós queremos envolver todas as comunidades para que possamos ter um programa que possa efetivamente servir a população cabo-verdiana e estimular a prática da atividade física porque esse é o caminho pra sermos desportistas e atletas. Portanto, trata-se de uma forma de sensibilizar e incentivar todos a prática do desporto, afirma o Titular da pasta do Desporto.
De entre outras atividades para assinalar o dia mundial da atividade física o Ministério do Desporto em parceria com o Ministério da Saúde e Segurança Social, Ministério da Agricultura e Ambiente e as Câmaras Municipais promoveram um conjunto de atividades, nomeadamente, Feira do Desporto e Atividade Física, Orientações Nutricionais, Ato de rastreio e Mega-aula de Ginástica. Este último contou com a participação dos membros do Governo.