O Governo de Cabo Verde decretou, através da Resolução nº 23 /2014, o ano 2014 como o “Ano de Solidariedade para com as Pessoas com Paralisia Cerebral de Cabo Verde”. Assim, realiza-se na próxima sexta-feira, o lançamento oficial do ano e da campanha de sensibilização a ele associada intitulada “O que nos Une”. O acto de abertura será presidido pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves
Na sequência do referido Decreto do Governo, foi elaborado um Plano de Acção que está a ser executado pelo Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos (MJEDRH), que promove várias actividades relacionadas com o apoio às pessoas com paralisia cerebral e suas famílias, incidindo maioritariamente sobre as ilhas de Santiago, S. Vicente, Fogo e S. Nicolau, as ilhas onde há registos de mais casos de paralisia cerebral.
Dentro do programa foram identificadas as áreas prioritárias de acção e definido um plano de actividades que comporta a produção de uma campanha de sensibilização; acções de formação e capacitação de pessoas com paralisia cerebral (formações em artes plásticas, desporto, música, etc); empoderamento de famílias com pessoas com paralisia cerebral (concessão de microcréditos, formações profissionais, etc.); reabilitação habitacional de famílias com pessoas com paralisia cerebral e um programa de vigilância e Registo Nacional da Paralisia Cerebral.
Além do Ministério, o Ano de Solidariedade para com as Pessoas com Paralisia Cerebral de Cabo Verde tem ainda como promotores a Acarinhar; a Associação para o Desenvolvimento e Formação de Pessoas com Necessidades Especiais de Cabo Verde- ADEF (S. Vicente) e a Associação Regional de Desporto para Pessoas Portadoras de Deficiência, Crianças Carenciadas e Terceira Idade- Ardepti-SN (S. Nicolau).
São ainda parceiros deste projecto a Rádio Televisão de Cabo Verde (RTC); a Agência Cabo-verdiana de Imagens (ACI); Unitel T+; Caixa Económica; Grupo Oásis; TACV; Sapo; Expresso das Ilhas; RTP África; Korpu Yobh; New Look e Tipografia Santos.
Campanha de Sensibilização – “O QUE NOS UNE”
A campanha intitulada “O que nos Une” baseia-se na frase : “são mais as coisas que nos unem do que aquelas que nos separam” e pretende mostrar que as semelhanças entre pessoas com paralisia cerebral e pessoas sem deficiência são muito maiores do que as diferenças.
A inclusão e sensibilização da sociedade civil para esta causa são os grandes objectivos da campanha que vai estar presente na RTC e na RTP África, Expresso das Ilhas, Sapo.cv e em Outdoor e numa página de facebook alusiva ao tema. A ideia é, também, através destes canais, ir ao longo do ano informando dos avanços da campanha, bem como lançar ideias de promoção da inclusão, angariação de fundos para a causa, etc.
Conferência Internacional
Logo após o lançamento do Ano de Solidariedade para com as Pessoas com Paralisia Cerebral de Cabo Verde, nesta Sexta-feira, acontece a 1ª Conferência Internacional sobre a Paralisia Cerebral, com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros que vão apresentar as suas comunicações relativamente ao tema.
Medicina; Educação; Reabilitação e Desporto para pessoas com paralisia cerebral estarão em debate durante o dia 18 e na manhã do dia 19 no Auditório do Hotel Praia Mar.