Notícias

Governo investe cerca de 2,6 milhões contos em projetos ligados à mobilização de água ilha da Boa Vista

O Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, apresentou ontem, 29 de setembro, na ilha da Boa Vista o programa de mobilização de água para agricultura e apresentou um pacote de investimentos no valor de 2,6 milhões no domínio da água para Rega e abastecimento público.

Trata-se de projetos inovadores e ambiciosos que já estão em curso e que irão produzir resultados concretos e mudar o rumo da Boavista no domínio da agricultura e potenciar o desenvolvimento económico e social da ilha.

Conforme avançou o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o Governo tem uma visão holística e integrada, para resolver o desafio da água em Cabo Verde.

“O nosso foco principal são as pessoas, por isso, estamos a trabalhar para garantir a disponibilidade e a regularidade da água às pessoas para os diferentes usos. Estamos num bom caminho e vamos continuar a trabalhar para consolidar os ganhos já alcançados”, frisa o ministro Gilberto Silva.

A ambição é tornar a ilha da Boavista, numa das principais ilhas agrícolas do país com recurso a tecnologias inovadoras como estas que estão sendo implementadas, nomeadamente a mobilização da água do mar para agricultura, dentro de uma visão estratégica e integrada.

“Com estes projetos, vamos conseguir adaptar melhor às mudanças climáticas, lutar contra seca e desertificação, reduzir assimetrias regionais, criar melhores oportunidades de emprego, uma economia mais inclusiva e reduzir a pobreza. Portanto é esta a nossa visão integrada”, disse o governante.

O Programa do Governo 2021 – 2026 priorizou a modernização da agricultura como um dos principais pilares de desenvolvimento. Para isso o governo tem investido em tecnologias inteligentes e resilientes capazes de aumentar a produção e produtividade, para que como a mesma disponibilidade de água e de terra se produza mais e melhor.