O Programa Nacional de Luta contra a Dengue, segundo o Chefe do Governo, irá incidir sobre a mobilização dos recursos necessários para a luta anti-vectorial, atacando, principalmente, as fontes de transmissão da Dengue que são os mosquitos e as suas larvas.
A decisão saída da quarta reunião da Comissão vem mostrar, mais uma vez, a seriedade do Executivo no tratamento dessa epidemia, para que Cabo Verde continue a ser "um país com uma boa saúde pública", até porque, sublinha, além de colocar em risco a vida dos cabo-verdianos, situações dessas têm repercussão também na economia do país e na sua competitividade a nível do turismo.
O objectivo é o de continuar a desenvolver um trabalho sistemático de controlo dos vectores de transmissão da doença em todo o território nacional. Assim, para além dessa importante medida, o Governo decidiu reforçar, também, o Serviço de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, tanto com meios materiais e humanos para uma melhor monitorização dessa doença.
Nessa senda, será ainda reforçado o controlo nos portos e aeroportos, bem como das deslocações de pessoas inter-ilhas.