Notícias

Governo inaugura Escola Oficina Cidade Velha

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, proceder-se-á à inauguração da Escola Oficina da Cidade Velha, hoje, terça-feira, 07 de Fevereiro, pelas 16H00, na cidade de Ribeira Grande de Santiago (sito na rua do bairro São Sebastião, junto à Sé Catedral).

O acto de inauguração será presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, e contará com a presença do Embaixador do Reino da Espanha em Cabo Verde, José Corvinos Lafuente, bem como outras individualidades.

A Escola  Oficina da Cidade Velha (EOCV) pretende ser uma ferramenta para o emprego dos jovens e para a promoção da inclusão social, através da formação profissional. A pilotagem do projecto é do Governo de Cabo Verde e a gestão da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago.

As ofertas de cursos na EOCV centram-se, essencialmente, na qualificação da mão-de-obra especializada em áreas menos desenvolvidas mas, com grande potencial no mercado, tais como: a Construção Civil (restauro do Património), Energia Solar Térmica e Transformação Agro-Alimentar e, vai beneficiar um total de 160 jovens sendo 80 no 1º ano e 80 no segundo ano. A prática dos trabalhos realizados orientam-se como um serviço para a comunidade (reconstrução de edifícios, jardinagem urbana, serviços turísticos locais, etc..), por forma a criar uma consciência social nos jovens.

Os resultados esperados prendem-se sobretudo com a melhoria da qualidade de vida da comunidade local e a inserção social dos jovens, através da geração de oportunidade de empregos. Espera-se que o projecto possibilita um processo continuado e sustentável de desenvolvimento local, evita que os jovens emigrem para buscar melhores condições de trabalho e desperta, também, na comunidade a atitude de valorização do património cultural e ambiental.

O projecto financiado pela Cooperação Espanhola conta, igualmente, com a participação de vários parceiros, nomeadamente o Ministério do Desenvolvimento Rural, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e o Instituto de Investigação e do Património Culturais de Cabo Verde (IIPC).