De acordo com uma nota informativa do Ministério da Saúde, o objectivo do projecto do novo Centro de Saúde é que a população da ilha da Boavista tenha acesso a serviços de atenção primária de qualidade garantida por estrutura apropriada e utilizada de forma adequada. Pretende-se, como mesmo, reforçar o nível tecnológico da prestação de cuidados e melhorar a gestão da saúde a nível do município.
A nova estrutura de saúde da Boavista permitirá pôr ao serviço da população, nomeadamente funções de: atendimentos de urgência; atendimento geral (curativos, pequena cirurgia, atendimento por enfermeiros, triagem e salas de observação); atenção integral à saúde da criança; atenção integral à saúde da mulher; saúde pública e gestão; consultas de medicina geral qualificadas; radiografias; análises clínicas; farmácia; visitas domiciliárias dirigidas, entre outras.
Compreende um serviço de administração, um módulo para ambulatório (constituído pelo Banco de Urgência, Farmácia, Laboratório de análises clínicas, Radiologia essencial, Consulta externa e saúde pública), um módulo de internamento (dotado de quartos para medicina geral, pediatria, maternidade e psiquiatria) e um módulo de serviços de apoio (inclui cozinha, lavandaria e outros serviços internos entre os quais casa mortuária com câmara frigorífica, gerador de emergência e incineradora).
Refira-se que a construção do novo Centro de Saúde da Boavista orçado no valor de 140 mil contos aproximadamente é um projecto financiado com empréstimo do Fundo OPEP para o Desenvolvimento Internacional. O edifício encontra-se implantado na área urbana, Zona de João Cristão, num terreno com 5.000 m2 de superfície, composto por um bloco de um piso, centralizado por um pátio e jardim interior.