De acordo com informações do Ministério do Ambiente este Centro foi construído em 1986 no âmbito do Projecto GCP/CVI/013 /ITA encontrando-se inoperacional, há já alguns anos devido a degradação da estrutura.
Neste momento o Centro já se encontra reabilitado de modo a satisfazer as demandas de sensibilização, informação e formação dos agricultores no quadro das políticas do Governo.
O Centro fica situado na zona de Achada Falcão, parte central da ilha de Santiago que abrange todos os Agricultores, Criadores e Pescadores dos Concelhos de Santa Catarina e S. Salvador do Mundo.
Do ponto de vista agro- ecológica, trata-se de uma localidade celeiro de produção do Concelho de Santa Catarina, que contribuirá em grande medida para o desenvolvimento sócio económico, através das acções de extensão e vulgarização agrícola.
A grande dinâmica da promoção do associativismo e a necessidade de aproximação dos técnicos junto das comunidades, o que lhes permite dar maior seguimento, acompanhamento, avaliação e assistência técnica aos agricultores/criadores, respondendo as grandes demandas, levou assim a necessidade da sua recuperação.