Notícias

Governo inaugura Centro de Dia de Rabil – ilha da Boa Vista

Financiado pelo Fundo MAIS, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, acompanhado do Ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos, inaugurou esta manhã, o Centro de Dia de Rabil, na ilha da Boa Vista.

O Centro de Dia de Rabil é o primeiro dos onze centros a serem inaugurados em todo o país, ainda este ano, no âmbito do Fundo Mais. O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, acompanhado do Ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos, inaugurou ontem, 10 de julho, o Centro.

Na sua intervenção o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire reforçou o compromisso do Governo com a ilha da Boa Vista, no sentido de continuar a trabalhar para a sua inclusão, sobretudo em fortalecer a proteção da criança.

“Estamos a cumprir com a ilha da Boa Vista. Tínhamos prometido encontrar respostas adequadas para as crianças e hoje estamos aqui para abrir este centro de dia, uma resposta forte para as crianças no pós-horário escolar, evitando que fiquem nas ruas”, afirmou Freire.

Além do Centro de Dia de Rabil, o Ministro anunciou a abertura iminente de um centro similar em Sal Rei, e a elevação da unidade do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) para uma delegação na ilha.

“Vamos também para Povoação Velha, que é o futuro da ilha, e para o norte, para estarmos em todas as partes da Boa Vista, dando respostas adequadas para as crianças”, destacou Freire.

O Ministro ressaltou que estas ações fazem parte de uma estratégia mais ampla de inclusão social, apoiada pelo turismo e visando a erradicação da pobreza extrema. “Queremos que cada cidadão cabo-verdiano, desde a nascença até a velhice, se sinta integrado, protegido e livre para exercer a sua atividade. Estamos a aproveitar o setor do turismo para sustentar esta estratégia”, explicou.

Freire sublinhou que mais centros de dia vão ser abertos e que as suas a gestões serão efetuadas, através do setor privado e da sociedade civil, que muitas vezes conseguem realizar um trabalho melhor do que o próprio Estado.

A nível nacional, o governo planeja inaugurar 11 centros de dia até o final do ano, incluindo dois na Boa Vista, um em Rabil e outro em Sal Rei. Outras localidades beneficiadas incluem Achada Santo António e Achada Grande na Praia, Alto São Pedro, ilha do Sal, Ribeirinha, Monte Sossego e Salamansa em São Vicente, além de centros de emergência infantil em Santo Antão e Santiago Norte.

O ministro destacou também o plano de reintegrar cerca de 74 meninas que saíram do sistema educativo, muitas devido a gravidez precoce, oferecendo-lhes oportunidades para uma vida autônoma. “Estamos a cumprir de forma adequada, respondendo aos desafios da família e atuando de forma concertada para resultados palpáveis. Este Centro de Dia é uma resposta concreta”, afirmou.

Ao concluir, Freire apelou à comunidade para proteger e cuidar do novo centro. “Mais importante do que inaugurarmos o centro hoje, é garantir que ele funcione bem e seja protegido pela comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nesta inauguração e continuaremos a trabalhar para o bem das nossas crianças”, concluiu.