Notícias

Governo garante, para breve, ligações marítima e aérea para Maio e defende um turismo de qualidade na ilha

O Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, que esteve recentemente na ilha do Maio, garantiu que já foi equacionada a colocação, para breve, do navio Praia D’Águada na rota entre a ilha do Maio e a Cidade da Praia, faltando apenas solucionar um problema com o guindaste daquele que é considerado o melhor navio de carga e passageiro de Cabo Verde e o ideal para rentabilizar esta ligação.

Até lá, já foram encetados contactos com o armador do navio Sotavento para repor, o “mais breve possível”, esta embarcação na linha que vinha fazendo antes de entrar na doca da Cabnave, em São Vicente, para manutenção e devida certificação.

Quanto à ligação aérea, José Gonçalves reforçou aquilo que já foi decidido ao mais alto nível, ou seja, a colocação do avião Dornier da Guarda Costeira a efetuar uma ligação por semana com a ilha do Maio, às quartas- feiras, logo que o aparelho regressar da manutenção de fundo que foi fazer no exterior.

No entender do membro do Governo com pastas importantes ligadas ao sector da economia, a ilha do Maio tem potencialidades a vários níveis, nomeadamente no setor do turismo, da indústrias e das pescas, embora estejam desaproveitadas, por isso defende que precisam ser bem planeadas. O Governante acredita que é o momento de virada e está confiante que muitos dos pequenos problemas vividos, neste momento, pela população, deverão ser ultrapassados a brevemente.

No Maio, José da Silva deu uma volta completa a ilha e visitou as três Zonas de Desenvolvimento Turístico Integrado (ZDTI) do Maio, o Porto da cidade, os três dissalinizadores que fornecem água às populações de quase todos os povoados, a Electra, tendo feito uma passagem por um dos empreendimentos turísticos na localidade de Morro, que brevemente deverá reabrir as portas.

O Ministro da Economia e Emprego reuniu-se com os operadores turísticos, onde ouviu os problemas e os constrangimentos por que muitos deles passam neste momento, e que tem a ver no fundo com o transporte, principalmente a falta de navios que fazem a ligação com a Cidade da Praia, capital do país. Problemas esses que promete serem solucionados brevemente.