O Governo de Cabo verde atribuiu ao médico cirurgião Dr. Morris Bashier, o Segundo Grau da Medalha de Mérito Profissional, numa cerimónia emotiva que decorreu no Salão de Banquetes do Palácio do Governo.
Na cerimónia foi relembrado, pelas palavras do Ministro da Saúde e Solidariedade Social, Arlindo do Rosário, o fato do Dr. Morris ter começado a trabalhar no país em 1983, com a previsão de uma missão com duração de um ano, e ter ficado 34 anos. Durante esse período, o Dr. Morris Bashier trabalhou como Médico Cirurgião Geral no Hospital Dr. Agostinho Neto, em Santiago, no Hospital Dr. Batista de Sousa, em São Vicente e no Hospital São Francisco de Assis, no Fogo.
O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, que entregou a distinção, destacou o espírito de missão do médico que, apesar de já estar reformado, “continua a trabalhar e a salvar vidas”.
O Dr. Morris Haroun Makar Bashier nasceu na Cidade de Cairo, Egito, em novembro de 1951. É licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina Ain Shams (Egipto) e Especialista em Cirurgia Geral, pela Universidade do Cairo (Egipto). A paixão pela causa humanitária e o desejo de levar seu nome às terras distantes, levou-o a escolher Cabo Verde como campo de acção.
Após uma vida dedicada aos outros, o Dr. Morris vai regressar ao seu país de origem, Egito.