Notícias

Governo está empenhado em criar condições para que os cabo-verdianos pratiquem o desporto

“O Governo está empenhado em criar condições para que os cabo-verdianos possam praticar as diversas modalidades do desporto, tendo em conta os valores que o desporto traz para sociedade”. Palavras do Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na receção do mais novo Campeão do Mundo em kit surf Marciel Lopes (Matchu), na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, no Palácio do Governo.

Matchu_com_Ministro.jpg

Na ocasião o titular da pasta do Desporto disse que Cabo Verde está de parabéns e a vitória do Matchu mostra o atleta que ele é em termos de superação, humildade e acima de tudo o amor que coloca ao serviço da modalidade.

Assim, agradeceu o atleta pela vitória conquistada recentemente no circuito mundial da Global Kitsports Association (GKA), realizado em Dahkla, Marrocos, na categoria wave & strapless freestyle.

Para Fernando Elísio Freire, esta é uma forma de Cabo Verde afirmar-se no mundo, através do Desporto, podendo se tornar num país muito mais competitivo e de referencia. “O mérito das vitórias é dos nossos atletas”.

“Queremos, através do desporto, ter melhores cidadãos”, salientou, adiantando que o Governo vai criar as bases e as condições para que todos possam praticar o desporto e permitir com que os cabo-verdianos participem nas grandes competições internacionais, tendo as vantagens que tem para o país”.

Por sua vez, o atleta Matchu Lopes agradeceu o Governo pela receção e afirmou ter sido um orgulho enorme ter representado Cabo Verde, prometendo que vai continuar a dar o máximo para a conquista de mais títulos.

Segundo Matchu Lopes, a sua inspiração foi o Mitu Monteiro (ex-campeão do mundo em kit surf) que sempre o apoiou, motivando-o cada vez mais para a conquista do título. Por isso, aproveitou a ocasião para agradecer o referido atleta por todo o apoio.

De realçar que a homenagem a Matchu Lopes foi presidida pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, que aludiu o atleta como uma referência e um exemplo a ser seguido por outros jovens cabo-verdianos.