Notícias

Governo está confiante nas potencialidades de financiamento do Afreximbank

“O Afreximbank (Banco Africano de Importação e Exportação) já deu provas que confia na economia cabo-verdiana”, esta é a convicção do Ministro das Finanças, Olavo Correia, ao exemplificar os projetos já financiados pela instituição e os que estão em “pipe line”.

“Temos aqui excelentes condições para colocarmos projetos sobre a mesa e avançar para o bem dos empresários e de Cabo Verde”, enfatizou o Ministro das Finanças, Olavo Correia, ao mostrar-se esperançoso que os encontro “B2B” (breves reuniões personalizadas) entre os empresários, que estão ou pretendem investir em Cabo Verde, com o Afreximbank (Banco Africano de Importação e Exportação) deem bons frutos.

“O que desejamos é que haja respostas concretas: pré-contratos e pré-acordos de financiamento, para que possamos todos nós sair daqui satisfeito”, disse Olavo Correia, referindo-se aos encontros “B2B”. Aconteceram esta terça-feira, na ilha do Sal, no âmbito do Workshop “Mecanismos e oportunidades de financiamento/investimento para o setor privado cabo-verdiano”.

“Precisamos, como é evidente, e porque estamos a falar de negócios, de projetos com qualidade. No fundo, queremos ter uma boa qualidade da procura, para que possa atingir a oferta. E temos que ser conscientes em relação a esta matéria”, realçou Olavo Correia, em apelo direto aos empresários quanto à qualidade dos projetos a apresentar às instituições de financiamento.

O Ministro das Finanças defende que a abertura do mercado cabo-verdiano ao mundo não pode ser apenas ao mercado de bens e serviços. “Também temos que atingir rapidamente o mercado financeiro”, reforçou sublinhando que exatamente neste sentido, teve um encontro na Praia com o Afreximbank, no qual manifestou o claro interesse do Governo cabo-verdiano em ter esta instituição Pan-africana como financiadora da economia de Cabo Verde, principalmente ao setor privado e com prioridade no turismo.

O workshop “Mecanismos e oportunidades de financiamento/investimento para o setor privado cabo-verdiano” deu, no entender do titular da Pasta das Finanças, corpo à importância que este Governo dá ao setor privado. E, espelha, segundo sublinhou, o esforço que se está a empreender no sentido de apoiar os empresários na obtenção de financiamento, tanto no mercado nacional, como no internacional.

De realçar ainda que o Afreximbank é uma instituição Pan-africana da qual Cabo Verde faz parte e o Governo já manifestou interesse em ratificar o acordo de participação de capital.

O workshop foi promovido pela Cabo Verde TradeInvest, no âmbito da missão do Afreximbank a Cabo Verde. O Ministro das Finanças presidiu ao ato de abertura.