Notícias

“Governo está a trabalhar na qualificação do sistema educativo” – Ministro da Educação, Amadeu Cruz

A nível do parque escolar, pode-se constatar que a ilha de São Nicolau tem infraestruturas qualificadas, mas é preciso melhorar as condições de algumas escolas e concluir as obras de construção do novo bloco da Escola Secundária Baltasar Lopes da Silva

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, efetuou uma visita de 4 dias à ilha de São Nicolau, no quadro da avaliação do funcionamento do ano letivo 2021/2022 e da preparação do próximo ano.

Com vem sendo hábito nas visitas aos concelhos, o governante reuniu com os presidentes das câmaras dos dois municípios, para reiterar o reforço da parceria institucional entre o Governo e as autarquias, bem como abordar questões estratégicas de desenvolvimento e melhoria do setor da educação na ilha, designadamente, no domínio do transporte escolar, reabilitação das escolas, assim como no reforço da ação social escolar.

Amadeu Cruz visitou várias escolas da ilha, particularmente as mais distantes, em que verificou o normal funcionamento a nível pedagógico, com um bom nível de recuperação das aprendizagens, com resultados da avaliação do primeiro trimestre, muito positiva, e está-se a seguir a mesma linha no segundo trimestre, ou seja, nota-se uma situação normal em termos de gestão pedagógica das escolas.

A nível do parque escolar, pode-se constatar que a ilha de São Nicolau tem infraestruturas qualificadas, mas é preciso melhorar as condições de algumas escolas e concluir as obras de construção do novo bloco da Escola Secundária Baltasar Lopes da Silva. O Ministro reconheceu os atrasos na conclusão das obras, mas garantiu que o Ministério da Educação, em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Brava, está à procura de melhores soluções para concluir a construção do novo bloco.

A nível dos recursos humanos, o governante reuniu com todos os dirigentes locais do Ministério da Educação, para partilhar todo trabalho desenvolvido até agora, realçando que o Governo vai continuar os esforços no sentido de normalizar, paulatinamente, as carreiras dos professores, resolvendo as pendências acumuladas desde 2008.

“Vamos continuar a trabalhar, honrando os compromissos com todos os sindicatos, porque nós valorizamos sobremaneira os professores e é por isso que vamos continuar a trabalhar para regularizar as pendências, valorizar a profissão dos professores e dignificar ainda mais a classe docente”, assegurou.

O titular da pasta da educação voltou a reafirmar que até 2023, o Ministério da Educação vai resolver todas as pendências dos professores, para de seguida promover a revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente que foi negociado e aprovado em 2015 pelo Governo de então e pelo SINDEP.

“É preciso dizer que o Estatuto da Carreira Docente em vigor foi negociado e aprovado em 2015 pelo Governo anterior contando com o apoio do SINDEP, portanto agora estamos a trabalhar para consolidar a resolução das pendências para corrigir este Estatuto que tem várias distorções”, sublinhou.

O Ministro da Educação tem dado uma atenção muito especial aos professores, por isso nas visitas aos concelhos tem concedido audiências aos docentes. Na ilha de São Nicolau, nos 2 concelhos, o governante recebeu cerca de 45 professores em audiências.