Foi há poucos dias que o Primeiro Ministro esteve na ilha para inaugurar as obras da primeira fase de modernização do Porto da Palmeira, um investimento crucial para o desenvolvimento da economia local e nacional, respondendo a uma reivindicação antiga dos salenses de todos os sectores de actividade.
Agora foi a vez de inaugurar a esquadra de Santa Maria e lançar as obras da Avenida dos Hotéis daquela cidade, duas outras grandes reivindicações dos operadores turísticos e da sociedade em geral.
Neves recorda, ainda, de um encontro com os operadores turísticos em 2001, aquando da tomada de posse do seu Governo na altura em que as grandes reivindicações foram a segunda via Espargos Santa Maria e a elevação do posto de Santa Maria a Esquadra, para além do aumento de efectivos da Polícia naquela cidade.
A reabilitação da estrada que liga Espargos à zona portuária de Palmeira foi outra solicitação urgente, devido ao mau estado em que se encontrava. "Imediatamente tomamos as medidas", recorda, sendo que todas essas reivindicações vieram a ser atendidas, e hoje está-se a inaugurar uma esquadra construída de raiz, para além de que se reabilitou a estrada que vai dar à Pedra de Lume.
É nessa via também que o Governo veio dar resposta com a construção do sistema de drenagem e tratamento de águas residuais de Santa Maria, do aumento da capacidade de produção de água e energia desde a central da Palmeira.
A construção do centro de controlo do Tráfego Aéreo do Sal, construído ainda na primeira legislatura, assim como a reabilitação do Pontão de Santa Maria, o novo hospital do Sal, recentemente inaugurado são mais exemplos de que o Governo tem estado "gradualmente" a cumprir com todos os compromissos assumidos com o Sal, segundo mostra José Maria Neves.
Olhando para o futuro, para além das obras recentemente lançadas, o Governo já anunciou, para breve, a construção do Liceu de Santa Maria, sendo que já há financiamento para tal "e o processo já está em curso". Para breve também estão a iluminação do Pontão e da praia local e a ampliação e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral.
O concurso para as obras da segunda fase do porto da Palmeira já foi lançado. "Todos os compromissos assumidos estão a ser realizados", frisa Neves. Outra boa nova para o futuro próximo é a construção do novo centro de saúde da cidade turística em que o Governo já está no processo de mobilização de fundos.
Por tudo isso e pelos sinais "extremamente positivos" do fim da crise internacional que afectou, em Cabo Verde, sobretudo a ilha do Sal, justamente porque foi o sector da imobiliária turística o mais afectado, José Maria Neves acredita que a ilha do Sal está preparada para enfrentar com êxito a pós-crise e continuar a ser uma das ilhas mais competitivas do país.
"Tenho a certeza que a ilha do Sal vai acelerar, nos próximos anos, o seu ritmo de crescimento e de desenvolvimento", afirma, lembrando que não fosse a crise referida, o Sal estaria muito melhor.
"Nós somos muito positivos, muito optimistas e temos uma grande ambição. A nossa ambição é continuar transformar este país, a construir um país moderno, competitivo, um país grande, orgulho de todos os cabo-verdianos e estamos no bom caminho para a realização desses nossos sonhos!", conclui da sua convicção e determinação de continuar a liderar este processo.