Notícias

Governo inaugura um novo Centro Saúde em Assomada

“Esta infraestrutura está à altura da ambição da cidade de Assomada e do que queremos para o país, que é descentralizar ao máximo, reduzir as assimetrias no acesso aos serviços de saúde e dar respostas com qualidade. Mais importante que a parte física, são os serviços, equipamentos e os recursos humanos que disponibilizamos à população”, avançou o Primeiro Ministro.

A cidade de Assomada ganhou esta semana um novo Centro e Saúde, construído de raiz pelo Governo, cumprindo assim mais uma promessa á população deste segundo maior centro populacional da ilha de Santiago. Trata-se de um investimento orçado em quase 157 mil contos, que o Governo de Ulisses Correia e Silva soube bem empregar na cidade do Planalto no interior da ilha e que prima pela qualidade e na melhoria na prestação dos serviços de saúde, com condições de trabalho aos profissionais da área e, também, de atendimento e acolhimento daqueles que procuram cuidados de saúde.

“Esta infraestrutura está à altura da ambição da cidade de Assomada e do que queremos para o país, que é descentralizar ao máximo, reduzir as assimetrias no acesso aos serviços de saúde e dar respostas com qualidade. Mais importante que a parte física, são os serviços, equipamentos e os recursos humanos que disponibilizamos à população”, avançou o Primeiro Ministro no dia da inauguração, 26 de julho.

Este edifício irá acolher também a sede da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, os serviços do Centro de Saúde Reprodutiva de Assomada, os Serviços de Ginecologia, Pediatria, Radiologia, Estomatologia, entre outros.

Só em Santiago Norte o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva, já construiu o Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, o Posto Sanitário de Santa Cruz, e agora o Centro de Assomada. “Vamos continuar”, avançou, adiantando que está em carteira, e para breve, a construção do Centro de Saúde de São Salvador do Mundo, e os Centros de São Miguel e Ribeira Grande de Santiago.

Desde 2019, o Governo já investiu cerca de 1 milhão de contos em equipamentos hospitalares, para dotar, a nível nacional, os Centros de Saúde, Hospitais Regionais, Postos Sanitários e Unidades Sanitárias, com valências que vão desde estomatologia, genecologia, obstetrícia à fisioterapia, psicologia, entre outras.