Notícias

Governo empenhado em criar melhores condições para a prática de desportos de salão

O Governo está empenhado em criar condições para que haja um espaço adequado para a prática dos desportos de salão, disse o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na sequência da visita efetuada na tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, ao Clube de ginástica aeróbica ACROART, onde constatou as “condições físicas difíceis” do espaço onde as ginastas treinam diariamente.

Acrobt_s.jpg

Fernando Elísio Freire visitou o referido Clube com o propósito de conhecer o funcionamento da mesma e congratular pela participação e desempenho no III Torneio Internacional de Ginástica Aeróbica BLUME GRAN CANARIAS que decorreu de 1 a 4 de dezembro corrente nas ilhas Canárias, sagrando-se campeã nas categorias Trio Minis e Trio Benjami.

A medida de criar melhores condições para a prática de desportos de salão, segundo o Ministro do Desporto, passa pela parceria com o setor privado. Por isso, lembrou o anuncio feito recentemente da construção de uma infraestrutura para a prática de desportos de salão na zona de Tira Chapéu a ser efetivada em parceria com uma organização privada.

Assim, e tendo em conta que Pavilhão desportivo “Vavá Duarte” está neste momento muito “congestionado”, por enquanto, as ginastas do Clube ACROART continuarão a treinar no espaço atual, para depois passarem a praticar na referida infraestrutura.

Questionado pelos jornalistas sobre o incentivo à lei do Mecenato, Fernando Elísio Freire sustentou que, apesar de a Lei existir há muito tempo, “não há um espírito de mecenas em Cabo Verde”. Assim, adiantou que Governo pretende criar uma Lei de Patrocínio que permitirá às empresas, às organizações e à própria sociedade civil ter as condições necessárias para apoiarem ainda mais o desporto e outras atividades.

De realçar que apesar das condições difíceis do espaço para treinos, a ACROART, o único clube de ginástica aeróbica de Cabo Verde que participou no referido torneio Internacional de Ginástica foi campeã nas categorias: TRIO MINIS (7 anos) e na categoria TRIO BENJAMIN (10-11 anos).

A nível individual a ACROART conquistou, ainda, os prémios de esperança 1º lugar- Bruna Lassy (13 anos) e 2º lugar – Thairine Fortes (13 anos).

Fundada em agosto de 2014, a ACROART tem como objetivo principal promover e incentivar a prática das modalidades desportivas, formando atletas de alta competição e cidadãos de respeito, responsáveis, determinadas e sobretudo disciplinadas através de atividades sociais, recreativas, educacionais, culturais e ambientais e da formação ética e desportiva, incluindo também as práticas de condição física, ou quaisquer outras práticas efetuadas em ginástica, academias ou clube.