Notícias

Governo e Santa Sé avançam parceria no domínio do Ensino Superior.

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu nesta terça-feira, o representante da Santa Sé, Núncio Apostólico, Luís Mariano Montemayor, tendo os dois abordado a cooperação entre Cabo Verde e o Vaticano nos mais diversos aspectos, em particular no domínio do ensino superior em que já de há alguns meses para cá as duas partes vêm negociando, inclusive, a instalação de uma Universidade Católica no nosso país. Para já, o Vaticano estará disponível para apoiar na formação de professores, bem como no desenvolvimento da investigação e formação de pós-graduação, para além de projectos no domínio social virados para o apoio aos jovens.

Logo após ter sido recebido em audiência pelo Primeiro-Ministro, Monsenhor Luís Mariano Montemayor avançou à comunicação social sobre a conversa tida com José Maria Neves, tendo sido a cooperação ao nível do ensino superior um dos principais temas do encontro.

Sobre isso o Núncio Apostólico sublinhou que há já um acordo nesta matéria, sendo neste momento necessário definir alguns projectos e as necessidades de Cabo Verde “para a concretização deste apoio”. Recorda-se que já aquando da deslocação do secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Dominique Mamberti, a Cabo Verde no âmbito da assinatura da Concordata entre os dois estados, já fora levantada esta forte possibilidade da edificação de uma Universidade Católica em Cabo Verde. Veja o texto relacionado: https://www.governo.cv/index.php?option=com_content&view=article&id=4746:pm-reafirma-importancia-da-igreja-catolica-como-patrimonio-historico-da-nacao-cabo-verdiana&catid=82&Itemid=300152.

“Neste momento, existe o acordo, é preciso definir os projectos e as necessidades para a concretização deste apoio”, precisou o Núncio Apostólico. A Concordata recentemente revista e assinada entre os dois estados foi, claro, também tema de conversa, sendo esta uma clara demonstração da excelência das relações entre as Ilhas e a Santa Sé.

Uma preocupação comum entre as partes tem a ver com o apoio à juventude cabo-verdiana e que interpela, não só, ao Governo e às Igrejas, mas também a toda a sociedade. “Precisamos de iniciativas e de projectos comuns para apoiar e acompanhar os jovens que não têm trabalho, nem estudam e que estão em perigo de entrar na droga, e outros males sociais”, reflecte Monsenhor Montemayor, que acrescenta ser uma “urgência social”, mais uma vez apelando à responsabilidade de todos.

Outro tema tratado no encontro com o Chefe do Governo cabo-verdiano, segundo o entrevistado, terá sido a problemática da conservação e acesso a patrimónios históricos nacionais e que pertencem à Igreja Católica, nomeadamente Igrejas e capelas.