Notícias

Governo e Presidência da Republica preocupados com delinquência juvenil

Já na manhã de hoje, durante o acto de abertura do terceiro encontro do "SOL" – Rede de Atendimento às Vítimas de Violência Baseada no Género (VBG) – ocorrido no salão do Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, o Primeiro Ministro havia abordado esta temática no quadro também da violência com base nos géneros.

Na sua mensagem ao Presidente da Republica, José Maria Neves voltou a abordar a questão da violência com especial ênfase também para o fenómeno da delinquência juvenil, em especial dos "thugs", "um dos grandes desafios de Cabo Verde, neste momento", considerou.

A situação, de acordo com o Chefe do Executivo, "é complexa e um feixe de causas a justifica. O Governo, salienta, tem tomado uma série de medidas legislativas e outras "de fundo" para combater esse fenómeno em Cabo Verde e reduzir as desigualdades sociais.

Trata-se de medidas como a reestruturação do Instituto Cabo-verdiano para as Crianças e os Adolescentes, antigo Instituto Cabo-verdiano de Menores, a transformação do agora Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, antigo Instituto da Condição Feminina, os programas do ICASE de apoio aos estudantes carenciados, o aumento do valor e do numero de beneficiados das pensões sociais mínimas, etc.

Todas elas "medidas sociais orientadas para combater as desigualdades e todas as formas de exclusão social", realça, e que contribuem para a diminuição do fenómeno em questão.

Todavia, esse é um desafio que diz respeito a toda a sociedade em geral, e em especial às famílias, daí que José Maria Neves apela à criação de coalizão, à semelhança da Aliança para o Desenvolvimento Social, para o combate a todas as formas de violência no país.

"É momento de convocarmos os valores da tolerância, da não-violência, do diálogo, do respeito pela família, pelas instituições, pelas autoridades. É momento de cada um de nós prestarmos atenção às nossas atitudes, aos nossos discursos, à nossa acção", apela.

Da mesma forma, o Presidente da Republica, Pedro Pires, aponta para a necessidade de uma mudança comportamental dos cabo-verdianos "em termos de civismo e de responsabilização, igualmente apontando para a importância da família nessa matéria.

"Se faz sentir a necessidade de investigar e encontrar respostas para as graves disfunções reveladas pela sociedade, no geral, e pela sua célula fundamental, a família, em particular", diz o PR.

Para Pires, torna-se "indispensável encontrar respostas adequadas, porventura, alternativas de referências positivas e aos modelos de socialização, para as incivilidades e violências que se vêm registando no seio de certas franjas da nossa juventude, engendradas pela cópia irreflectida de modelos comportamentais estrangeiros perversos, por cima, em ambiente de profunda mutação social".

Ainda em ambos os discursos, é destacado o ambiente optimista em relação ao bom trabalho do Governo que tem permitido uma boa dinâmica de crescimento e de desenvolvimento, mesmo face à crise internacional financeira actual.

Ver discurso_sua_excelncia_o_pm, José Maria Neves

Ver discurso_sua_excelncia_pr, Pedro Verona Pires