Este projecto enquadra-se no âmbito do Programa Regional Emprego Jovem e Coesão Social, financiado pelo PNUD com os recursos provenientes da cooperação espanhola e abarca 12 países africanos, entre os quais destacam-se Cabo Verde, Costa do Marfim, Guiné Bissau, Guiné, Gambia, Quénia, Libéria, Lesoto, Malawi, Serra Leoa, Moçambique e Senegal.
O montante disponibilizado a Cabo Verde é de 1.500.000 USD (aproximadamente 109.902.000 escudos cabo-verdianos) e o prazo de execução é de 2 anos.
Pretende-se com este projecto, dar resposta à problemática do desemprego em Cabo Verde, que atinge sobretudo os jovens e as mulheres, com maior incidência nos agregados familiares chefiados por mulheres, através da melhoria do sistema de micro finanças, a favor dos jovens, promovendo o auto-emprego e facilitando a sua integração no mercado de trabalho, particularmente os que saem do sistema educativo sem uma qualificação profissional (secundário e superior), através da realização de estágios profissionais.
A coordenação do projecto estará sob a responsabilidade do Ministério do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social e serão envolvidas outras instituições, como sejam o Ministério da Juventude e Desportos, a Federação Nacional da Juventude, o ICIEG, o INE e a ANMCV.
O acto de assinatura conta com a presença de da Ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Madalena Neves e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges.