O Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, em conjunto com o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde vai promover, hoje, 02 de junho, na Praia, um workshop nacional de análise e definição das vantagens comparativas das NU e a priorização estratégica para o próximo Quadro de Cooperação. A cerimónia de abertura deste workshop será presidida pelo Ministro das Finanças, Olavo Correia.
O atual Quadro de Cooperação entre o Governo de Cabo Verde e as Nações Unidas em Cabo Verde – UNDAF, está em implementação desde junho de 2012 e terminará a 31 de dezembro de 2017. O novo Quadro de Cooperação deverá cobrir o período de 2018 a 2020, e constitui uma resposta às prioridades e desafios no novo contexto de desenvolvimento nacional e da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030.
Como tem sido prática, as prioridades do novo UNDAF devem ser definidas de forma participativa e inclusiva, sempre em estreita concertação e sintonia com as prioridades do Governo, do Plano Estratégico para o Desenvolvimento (PEDS) e da análise atual da situação do país (Commom Country Assessment) feita recentemente pelas agências das Nações Unidas em Cabo Verde.
O processo de preparação do próximo UNDAF inclui a realização de workshops nacionais de definição das vantagens comparativas e dos principais resultados estratégicos para o país no próximo quinquénio, cuja participação e engajamento das Instituições governamentais, municipais, da sociedade civil organizada, do setor privado e dos outros parceiros de desenvolvimento, se revestem de uma grande importância.