O programa, orçado em 5.611.080 de USD, tem uma vigência de 4 anos. Tem como principais objectivos garantir uma alimentação equilibrada nas escolas e jardins-de-infância, identificar oportunidades de diversificação da alimentação nas escolas com o fomento dos produtos locais e reforçar o conhecimento dos alunos em matéria de nutrição e higiene alimentar.
A cooperação com o Sistema das Nações Unidas neste âmbito é, igualmente, importante para o cumprimento dos objectivos do Programa Nacional de Cantinas Escolares e no apoio, em particular, ao FICASE, sobretudo na fase de retirada do PAM. A sua implementação conta com o financiamento do Luxemburgo, com o apoio técnico de outras instituições nacionais, bem como de agências especializadas das Nações Unidas, designadamente a FAO, a OMS, a UNICEF e o PAM.
Neste programa estão delineados quatro eixos fundamentais, quais sejam: a Boa Governação, a Promoção do Crescimento e das Oportunidades Económicas, Ambiente, Energia e Respostas às Catástrofes Naturais e o Capital Humano e Protecção Social.
Recorde-se que as Nações Unidas vêm apoiando Cabo Verde através do Programa Único com o fito de integrar e melhorar a coerência das intervenções de 21 Agências participantes no país.