Notícias

Governo e Frescomar negoceiam dinamização da frota pesqueira e criação de mil postos de trabalho

A administração da empresa que pertence ao Grupo UBAGO de bandeira espanhola pretende adquirir esses terrenos a preços "de mercado" e evitar as especulações, pois "queremos investir em infra-estruturas e não em terrenos", deixou saber um dos administradores da Frescomar. Assim, estes sugerem a cedência do terreno via concessão que seria depois adquirida a título definitivo.

O Governo, através do Primeiro-Ministro mostra-se receptivo a um entendimento e promete fazer para que esse dossier possa ter o desfecho desejado, sendo que a empresa mostrou estar pronta a investir já nas novas infra-estruturas.

Ainda, a empresa sediada em São Vicente pretende levar a cabo um projecto de dinamização da frota nacional, através do aluguel ou aquisição da frota do estado, duas delas já estão alugadas e sofreram uma profunda reforma para ficarem nas melhores condições, e que envolve também a compra de pescado (sobretudo a cavala) aos pescadores cabo-verdianos para exportação que, informam os responsáveis da Frescomar, tem cada vez maior solicitação por parte do mercado da União Europeia, para o qual a empresa está virada.

Enquanto isso, a empresa tem em curso obras para aumentar e melhorar as infra-estruturas de frio na actual fábrica, para além de um investimento em dessanilizadoras para produção de água para consumo da actual e da futura fábrica, sendo que o acesso ao líquido e o preço da mesma é uma das maiores dificuldades que enfrentam, segundo aquele gestor.

Para além disso a Frescomar têm já, em Cabo Verde, um mestre pescador espanhol para dar formações durante um ano, sendo que este irá permanecer no país por um periodo não menor a um ano.

"Vão aumentar, substancialmente a capacidade de produção. Dentro de poucos meses poderão duplicar o número de empregados, estão a criar, também, as condições para melhorar a frota pesqueira aqui da ilha (São Vicente) e aumentar, substancialmente, também, a captura de peixe para ser transformado e poderem a proveitar a demanda do peixe cabo-verdiano no mercado europeu, que está a crescer devido à qualidade do nosso peixe", relatou à comunicação social, o Chefe do Governo, após o encontro que decorreu nas instalações da Frescomar.

Obras de Laboratório de controlo de qualidade do pescado nacional a bom ritmo

Ainda esta tarde, José Maria Neves visitou as futuras instalações do laboratório de controlo de qualidade do pescado nacional, também na cidade do Mindelo e que, pelo que constatou, deverão estar prontas "dentro de poucos meses".

Este investimento do Governo, salienta Neves, "é um factor crítico para a competitividade do sector pesqueiro cabo-verdiano", um laboratório "de ponta, de qualidade para incrementar a exportação do pescado nacional", sublinha.

O Primeiro-Ministro visitou ainda as obras da nova delegacia de saúde do Mindelo e foi ver "in loco" o local das futuras instalações de frio do Porto Grande e inteirar-se da próxima fase dos projectos de ampliação daquela importante infra-estrutura portuária que deverá arrancar em breve (leia o texto: "Asfaltagem de Estradas de ligação Mindelo a Calhau e à Baía para esta legislatura").

Neves fez-se acompanhar nesta viagem, do Ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, José Maria Veiga e do Secretário das Pescas Adalberto Vieira.