De acrescentar que as cerimónias fúnebres de Miguel Ângelo Barreto da Moura terão lugar amanhã, 11 de setembro, às 09h30, a partir do Palácio da Várzea.
Através da Resolução n.º 76/2024, o Conselho de Ministros declara luto oficial por dois dias em decorrência do falecimento do cidadão Doutor Miguel Ângelo Barreto da Moura, Secretário de Estado da Economia Agrária. A presente Resolução entra imediatamente em vigor e produz efeitos até 23h59 do dia 11 de setembro de 2024.
Recorde-se que o Doutor Miguel Ângelo Barreto da Moura faleceu hoje na Cidade da Praia, uma perda que o Executivo diz constituir de facto, uma perda sentida e irreparável.
Licenciado em Administração de Empresas, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (vertente Economia e Planeamento dos Recursos Hídricos), o cidadão Miguel da Moura esteve sempre ao serviço do País, através das mais diversas funções que desempenhou ao longo da sua vida profissional.
No seu longo currículo constam, nomeadamente, os cargos de Responsável do Laboratório de Análise de Água do Instituto Nacional de Investigação Tecnológica, Responsável do Laboratório de Análise de Qualidade da Água no Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, Técnico Especialista I da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), Agência de que foi também Presidente do Conselho de Administração, e Assessor do Ministro da Agricultura e Ambiente para Recursos Hídricos e Saneamento.
Tem, também, experiência como docente de Gestão de Projetos na Universidade de Cabo Verde e como Avaliador de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Ministério da Educação. Foi, ainda, Membro do Comité de Pilotagem WASAG/FAO, Administrador não-Executivo do Fundo de Água e Saneamento e do Fundo do Ambiente e Presidente da Rede dos Diretores dos Recursos Hídricos e Saneamento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Com elevado sentido de Estado, desempenhava, antes da sua morte, as elevadas funções de Secretário de Estado da Economia Agrária. Cabo Verde perdeu um ilustre filho e um grande homem, comprometido com o seu tempo e com os ideais de bem servir o seu País.