No quadro do excelente diálogo politico e de cooperação entre Cabo Verde e Grão-Ducado de Luxemburgo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares reuniu-se esta segunda-feira, 17, no Palácio das Comunidades, com três Ministros luxemburgueses que se encontram de visita ao nosso país.
No quadro do excelente diálogo politico e de cooperação entre Cabo Verde e Grão-Ducado de Luxemburgo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares reuniu-se esta segunda-feira, 17, no Palácio das Comunidades, com três Ministros luxemburgueses que se encontram de visita ao nosso país.
A reunião de trabalho contou com a presença dos ministros luxemburgueses da Cooperação e Ação Humanitária do Grão-Ducado do Luxemburgo, Franz Fayot, do Ambiente, Clima e Desenvolvimento Sustentável, Carole Dieschbourg e da Energia e Ordenamento do Território, Claude Turmes, com a presença dos ministros cabo-verdianos da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro e do Diretor Nacional dos Assuntos Políticos, Económicos e Culturais, Embaixador Júlio Morais, tendo as duas delegações passado em revista as relações bilaterais entre os dois países e perspetivar a troca de ideias de negociação sobre o quinto Programa Indicativo de Cooperação (PIC) entre Cabo Verde e Luxemburgo, em que prevê a disponibilização de um montante no valor superior a 50 milhões de euros.
Em declarações à imprensa, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana disse que neste momento, Cabo Verde esta a executar o Programa Indicativo de Cooperação (PIC IV), no valor de 45 milhões de euros que se estende até o final do ano em curso e está a ser feito o balanço dos sectores nomeadamente da água, saneamento, luta contra a pobreza, empregabilidade e de todos os grandes projetos que Cabo Verde tem com Luxemburgo e, deste modo então, perspetivar o novo PIC.
Segundo o governante cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, os sectores da água, saneamento, energias renováveis e a luta contra a pobreza continuaram a ser os eixos estratégicos da cooperação com o governo Luxemburguês.
“Queremos identificar novas áreas. Estamos no exercício de troca de ideias para podermos identificar quais são as novas áreas para Cabo Verde poder introduzir o novo PIC. Já temos uma ideia mais ou menos do volume financeiro que será aproximadamente de 60 milhões de euros”, adiantou Luís Filipe Tavares.
Conforme salientou o Ministro, há um clima de confiança “forte”, entre Cabo Verde e Luxemburgo e a cooperação entre os dois países é de excelência.
“Nós estamos a abrir uma nova etapa de cooperação entre os dois países e vamos passar de um pacote financeiro de 45 para 60 milhões de euros em setores chaves para estimular o desenvolvimento de Cabo Verde”, realçou.
Por seu lado, o Ministro da Cooperação e Ação Humanitária do Grão-Ducado do Luxemburgo, Franz Fayot, diz que Cabo Verde é um parceiro estratégico do Luxemburgo e considera satisfatório o balanço feito em relação à execução dos projetos financiados pela cooperação luxemburguesa.
“Neste momento, é muito importante que ambas as partes continuem a trabalhar nos projetos em curso para finalizar com sucesso o PIC IV. Estou otimista que Cabo Verde e Luxemburgo, irão assinar o novo PIC, na reunião que decorrerá entre junho e julho e posso avançar que além dos fundos de cooperação, há outros fundos como o fundo do ambiente que também podem ser mobilizados, adiantou Franz Fayot.
De recordar que a delegação luxemburguesa já visitou as ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago onde existem investimentos luxemburguês. Visitaram o Centro de Energia Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), e serão ainda recebidos esta terça-feira para visitas de cortesia, por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, por Sua Excelência o Senhor Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos e por Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva.