O Governo de Cabo Verde e a UNICEF realizaram nos dias 29 e 30 de Novembro o Fórum da Criança e do Adolescente. O evento teve como objectivo debater e analisar, com todos, a situação das crianças e dos adolescentes em Cabo Verde, dando continuidade ao diálogo político e institucional, com a consciência da importância de investimentos substanciais na área de infância e do adolescente.
A República de Cabo Verde tem assistido, desde a sua independência, a uma melhoria significativa dos indicadores relativos à realização dos direitos das crianças, pelo que podemos regozijar-nos com os progressos já avançados. No entanto, persistem ainda desafios que devem ser ultrapassados, para que o país possa melhorar, ainda mais, a sua intervenção a favor das crianças e dos adolescentes, reconhecendo e valorizando a sua diversidade.
Este Fórum surge no momento em que a UNICEF faz o balanço do Relatório sobre a Situação da Criança e do Adolescente em Cabo Verde. As recomendações deste Relatório interpelam-nos a lançar um olhar mais atento sobre esses desafios a conceber e a implementar políticas e programas que, efectivamente, reduzam as desigualdades em todas as suas dimensões.
De salientar que a cerimónia de abertura do encontro esteve a cargo da Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante da UNICEF, Petra Lanz. O encerramento foi presidido pela Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques.