A Microsoft Corporation e o Governo da República de Cabo Verde celebraram um acordo, no dia 21 de setembro, em Nova Iorque, que visa impulsionar a economia digital e promover o impacto social no arquipélago. Cabo Verde é o primeiro país a fazer parte do novo Digital Development Program da Microsoft.
O ato solene de assinatura teve lugar no escritório da Microsoft nas Nações Unidas, em Nova Iorque. A cerimónia foi presidida pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e contou com a presença de ilustres representantes da Microsoft, nomeadamente Kate Behncken, Corporate Vice-Presidente da Microsoft Philanthropies, e Justin Spelhaug, Vice-Presidente & Global Head – Tech for Social Impact da Microsoft Philanthropies. A representar o Governo de Cabo Verde na assinatura do documento, esteve o Secretário de Estado para a Economia Digital, Pedro Lopes.
De sublinhar que este acordo estratégico se concentra em diversas áreas de impacto, incluindo:
Inclusão Digital e Acesso à Tecnologia: A parceria visa aumentar o acesso à tecnologia e promover a inclusão digital em comunidades remotas, garantindo que mais pessoas tenham a oportunidade de beneficiar das inovações tecnológicas;
Desenvolvimento de Competências Tecnológicas: serão implementados programas de formação e capacitação em tecnologia, preparando a população cabo-verdiana para os desafios e oportunidades da era digital;
Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação: O acordo fomentará ecossistemas de inovação e empreendedorismo, promovendo a criação de startups e empresas de base tecnológica, impulsionando a economia local;
Modernização da Infraestrutura Tecnológica: Investimentos serão feitos na modernização da infraestrutura de tecnologia da informação em Cabo Verde, para promover a competitividade e atrair investimentos estrangeiros;
Impacto Social Sustentável: A parceria buscará iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, com foco em áreas como educação, saúde e desenvolvimento comunitário.
De enfatizar que esta colaboração estratégica entre a Microsoft e o Governo de Cabo Verde tem o potencial de transformar o arquipélago numa referência regional em inovação e desenvolvimento tecnológico. Através deste acordo, ambas as partes esperam gerar impactos mensuráveis, prevendo, por exemplo, um aumento significativo na adoção de tecnologias digitais.
Para o Primeiro-Ministro de Cabo Verde – “a estabilidade política tem proporcionado um ambiente propício para o planeamento estratégico a longo prazo e a execução efetiva de iniciativas digitais. Este é um fator que gera confiança nos investidores e parceiros globais. O compromisso do nosso país em tornar-se um hub tecnológico na sub-região é reforçado com a formalização desta parceria. A Microsoft, uma empresa líder mundial no setor tecnológico, junta-se a nós nesta jornada rumo ao desenvolvimento digital”.
Por sua vez, Kate Behncken enfatizou que “aplaudimos o compromisso excecional de Cabo Verde com a inovação e o seu papel pioneiro na adesão ao Programa de Desenvolvimento Digital com a Microsoft.
Esta iniciativa representa um passo crucial no aproveitamento do poder da tecnologia para melhorar a vida dos seus cidadãos.
“Estamos honrados por fazer parcerias com uma nação visionária como Cabo Verde, enquanto trabalhamos juntos para colmatar a exclusão digital e criar um mundo mais inclusivo e conectado”, afirmou Kate Behncken.