Notícias

Governo de Cabo Verde e do Japão procedem à revisão de cooperação

O objectivo da reunião é trocar informações sobre as diversas modalidades de cooperação japonesa, recolher as manifestações de interesse do Governo de Cabo Verde e debruçar sobre as prioridades de ambas as partes, tendo em conta a multiplicidade de actores que intervêm no sistema de Cooperação.

A delegação cabo-verdiana estará liderada pelo Director Nacional dos Assuntos Políticos e Cooperação, Embaixador José Luis Rocha e a delegação japonesa será chefiada pela, responsável pela cooperação com Cabo Verde no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Japão, Takeda.

A anteceder a reunião de Revisão Conjunta, terá lugar no mesmo local, pelas 10h00 horas, uma cerimónia de assinatura do Protocolo de Financiamento do Projecto para a construção de uma Residência Estudantil, na cidade da Ribeira Brava. Pela parte cabo-verdiana o documento será assinado pelo Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava da ilha de São Nicolau Américo Nascimento, e pela parte Japonesa o Primeiro Secretário da Embaixada do Japão em Dakar, Senegal, Madoka FUNATSU.

Este investimento significativo, orçado em doze milhões de escudos cabo-verdianos (12 000 000$00 CVE), financiado no âmbito da Ajuda japonesa aos Projectos Locais (APL) permitirá a construção de um imóvel com dois pisos (rés-do-chão e primeiro andar), contendo dez quartos de dormir, sala de estudos, cozinha, refeitório, Instalações sanitárias e uma lavandaria na cobertura, podendo albergar 40 alunos em cada ano.

Recorde-se que o Governo Nipónico é um importante parceiro de Cabo Verde, cuja filosofia básica de cooperação se assenta na satisfação das necessidades básicas dos beneficiários, nomeadamente: a saúde pública, a produção alimentar, a água potável, energia, educação e pescas.