Notícias

Governo de Cabo Verde conta com a colaboração de Experts Internacionais das Nações Unidas

Guiada pelo novo programa do Governo, no quadro das Nações Unidas para a Assistência ao Desenvolvimento (UNDAF) e no quadro global de desenvolvimento sustentável, especialistas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, iniciou hoje uma missão que pretende apoiar Cabo Verde na implementação de uma agenda de reformas na Administração Pública.

enconto de PM e Representate de Nacoes Unidas1Neste âmbito, o primeiro-ministro recebeu e partilhou a sua visão com a equipa da Nações Unidas, liderada pela representante residente, Ulrika Richardson, e pelos técnicos Arndt Husar, Director Adjunto do Centro Global do PNUD para a Excelência do Serviço Público, sedado em Singapura, e Jairo Acuña-Alfaro, Conselheiro do PNUD para as funções essenciais do Governo e Excelência do Serviço Público, sedeado em Nova Iorque.

A missão pretende apoiar Cabo Verde na implementação de uma agenda de reformas com priorização, bem sequenciada e orçamentada para a melhoria na prestação de serviços, e mais especificamente no quadro global de desenvolvimento sustentável, ODS 16, para a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Uma administração Pública eficiente, ágil, transparente e responsável é de suma importância para a materialização das metas do Objectivo 16 e para o sucesso contínuo do desenvolvimento de Cabo Verde. A administração pública é um dos principais veículos através dos quais a relação entre o Estado e a sociedade civil e o sector privado é realizado em benefício da população, incluindo os mais vulneráveis.

A equipa desta missão contempla ainda técnicos nacionais e que, em conjunto com os experts internacionais, irão encontrar-se com membros do Governo, organizações do sector público e privado, sociedade civil, bem como personalidades nacionais, especialistas na matéria.