O sector da Administração vem contribuindo decisivamente para os avanços registados em Cabo Verde e o Governo quer que a Administração Pública continue a estar na linha da frente das profundas transformações por que passa o país.
Cabo Verde vive um momento impar da sua história, com sucessivas conquistas desde a independência nacional que içaram o país à categoria dos Países de Rendimento Médio e de Desenvolvimento Humano Médio. O arquipélago está a crescer a um ritmo forte e sustentado e os principais indicadores, quer económicos, quer sociais, registam melhorias sensíveis, no sentido de cumprir as metas fixadas pelos objectivos do Milénio.
Cabo Verde conquistou um estatuto novo que honra a Nação e premeia o esforço dos cabo-verdianos. Aderimos recentemente à Organização Mundial do Comércio e reforçamos a aproximação com a União Europeia através de um acordo de Parceria Especial.
O ano de 2009 marca, desde logo, o início de um novo ciclo. A Nação Cabo-verdiana tem a legítima ambição de alcançar um estádio superior de desenvolvimento. Se esta nova etapa oferece acrescidas oportunidades de desenvolvimento, traz também, novos desafios.
Após a reunião, José Maria Neves condecora com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Profissional, Desportivo, Cultural e Educativo várias instituições que deram e continuam a dar a sua contribuição para o desenvolvimento de Cabo Verde, designadamente a Direcção Geral da Agricultura, a Direcção Geral dos Desportos, o Instituto de Investigação e do Património, a Universidade de Cabo Verde, a Inspecção Geral das Actividades Económicas, entre outras.
A anteceder a este encontro, ou seja, às 15:30 horas, o Chefe do Governo apresenta uma exposição de fotografais, no Hall da entrada do Palácio do Governo, que retrata os três anos de mandato.