Esta manhã, Ulisses Correia e Silva inaugurou, em Ribeirão Galinha, no concelho de S. Domingos, o Projecto de adução de água que irá beneficiar 3.500 pessoas de várias localidades, também do município de São Lourenço dos Órgãos, que a partir de hoje passam a ter água domiciliária.
O Chefe do Governo vai estar a partir de hoje, e até 19 de março, em Santiago Norte, para cumprir uma importante agenda, com inaugurações e visitas a projetos e programas para o setor agrário, mas também, algumas obras em curso como estradas de penetração, estruturantes e essenciais para o desenvolvimento de localidades. Todo o programa estende-se nos concelhos de São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina, São Miguel, Santa Cruz e Tarrafal.
Esta manhã, Ulisses Correia e Silva inaugurou, em Ribeirão Galinha, no concelho de S. Domingos, o Projecto de adução de água que irá beneficiar 3.500 pessoas de várias localidades, também do município de São Lourenço dos Órgãos, que a partir de hoje passam a ter água domiciliária. São elas Gomiciana, Ribeirão Galinha, João Teves, Órgãos Pequeno, Rui Vaz e São Domingos.
Com o custo aproximado de 90 mil contos, o projecto foi financiado pelo Governo de Cabo Verde, tendo por isso 10km de condutas, um reservatório construído, seis reabilitados, três estações elevatórias e capacidade de produção estimada em 200 metros cúbicos por dia (m3/dia), através da dessalinização da água do mar.
Depois inaugurou os Laboratórios no INIDA, à tarde vai estar em Santa Cruz, onde, para além de reunir-se com a equipa camarária irá visitar a obra de requalificação do Centro Urbano de Pedra Badejo.
Para amanhã, quarta-feira, 16, ainda em Santa Cruz, vai ser inaugurada a Sala de Serviços Prisionais e de Reinserção Social e visitas ao Sector de Saúde do Concelho, para no período da tarde a delegação governamental seguir para São Miguel, onde está marcada uma reunião com a autarquia local, visitas a Obra de Requalificação da Orla Marítima da Cidade de Calheta, e apresentação sobre os investimentos no sector de Água em Santiago Norte.
A agenda dedicada ao Tarrafal, começa na quinta-feira, 17, com o encontro na Câmara Municipal, seguida da inauguração do Projeto Hidroagrícola de Achada Grande, e a apresentação do Plano Operacional do Turismo. De se referir que o Projeto Hidroagrícola de Achada Grande, visa dois objetivos gerais. Primeiro, criar as condições para a melhoria da situação económica e social dos residentes destas localidades, recorrendo à inovação tecnológica, e segundo, criar condições para a fixação da população local, com melhoria de oportunidades de emprego e segurança alimentar.
À tarde, o Primeiro Ministro e equipa seguem para Santa Catarina, onde será realizada, na Assomada, o Conselho de Ministros Descentralizado. Na sexta-feira, logo pela manhã o Chefe do Executivo encontra-se com a Presidente da Câmara de Santa Catarina e sua equipa, para depois seguir a Ribeira da Barca, onde vai inaugurar os sistemas de dessalinização de água.
O projeto de instalação de uma unidade dessalinizadora de água em Ribeira da Barca, com capacidade de produção de 1200m3/dia, e um custo de 238.373.372$00CVE, financiado pelo Governo de Cabo Verde, irá beneficiar as localidades de Ribeira da Barca, Achada Fora, Pizara, Achada Lém, Cruz Grande, Pingo Chuva, Cidade de Assomada e arredores, bem como o município de São Salvador do Mundo.
À tarde, a delegação irá visitar a obra da Estrada de Chã de Tanque/Palha Carga – Entre Picos de Reda – Lagoa, sendo que à tarde, Ulisses Correia e Silva vai presidir à apresentação do Plano do Reforço do financiamento do Sector Privado no âmbito da retoma da economia pós Covid19.
No sábado, 19 de março, o Governo irá visitar o Centro Interpretativo dos Engenhos, a obra da Estrada Cruz de Pico – Boa Entradinha – Gil Bispo, e no regresso á cidade da Praia manterá um encontro com a Câmara Mundial de São Salvador do Mundo.