Notícias

Governo cria programa Bolsa Cabo Verde Global

A aprovação desta resolução no Conselho de Ministros desta quinta-feira, 25 de maio, é um passo decisivo para que o Governo possa cumprir o compromisso de dotar o país de lideres e executivos altamente qualificados, garantiu em conferência de imprensa, o Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, enquanto porta-voz do Governo, nesta sessão.

Conforme Fernando Elísio Freire, o programa Bolsa Cabo Verde Global tem por objetivo promover a capacidade científica e tecnológica do país e dotar Cabo Verde de líderes, gestores e executivos de top, em empresas públicas e privadas.

Este programa contará com o financiamento do Governo que, através do Orçamento de Estado, vai alocar uma verba para custear bolsas a cabo-verdianos para que possam frequentarem estágios e programas específicos de formação nas melhores instituições financeiras e nas melhores universidades mundiais.

A efetivação deste programa passa pela criação de parcerias entre o Governo de Cabo Verde e universidades, organismos e instituições internacionais de referências mundiais, no sentido de receberem cabo-verdianos para a realização de estágios que serão financiados pelo Estado de Cabo Verde.

“O objetivo é dotar o país com os melhores executivos nas várias áreas fundamentais para a afirmação de Cabo Verde e dinamização da economia cabo-verdiano e ter nos próximos anos cabo-verdianos a trabalharem nas melhores empresas do país e nas melhores empresas internacionais”, diz Fernando Elísio.

O programa Bolsa Cabo Verde Global será gerido e orientado pela Direção-Geral do Ensino Superior e será destinado aos cabo-verdianos licenciados, com uma experiência profissional mínima de cinco anos e que tenham até 45 anos de idade.