Notícias

Governo cria Gabinete Regional de Proteção Civil para a região Fogo e Brava

O Governo, reunido em Conselho de Ministros na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, decidiu através de Resolução criar Gabinete Regional de Operações de Proteção Civil do Fogo e Brava que irá funcionar em Santa Catarina do Fogo para atender as duas referidas ilhas.

Luís_Felipe_CMS.jpg

“À luz dos acontecimentos recentes ocorridos na região Fogo e Brava, o Governo concluiu que o sistema de proteção civil cabo-verdiano é ainda deficitário na sua organização e nos meios de recursos humanos, materiais e financeiros de que dispõe” avançou o porta-voz da reunião desta semana e Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares.

Assim, o Governo decidiu criar esse Gabinete regional de Operações e Socorro, sendo um serviço desconcentrado do Serviço nacional de Proteção Civil e que ficará sob a coordenação do Ministro da Administração Interna.

Ainda na linha da sua política de proteção civil, foi aprovado, neste Conselho de Ministros, a Resolução que cria uma Equipa de Trabalho para a formulação da Estratégia Nacional de Redução de Riscos de Desastres que deverá subsidiar o Executivo na formulação de estratégias, mobilizando todos os parceiros e setores na reflexão e propostas num quadro estratégico de política mais eficiente e adaptado para a redução de riscos e desastres em Cabo Verde.

Lembrou o Ministro da Defesa que, Cabo Verde como um pequeno país insular e em função das suas condições geofísicas e localização geográfica, apresenta uma alta vulnerabilidade perante riscos de desastres. “É nesta linha que o compromisso do Governo é com o desenvolvimento sustentável da nação cabo-verdiana, que deverá ser alcançado através de uma redução substancial dos riscos de desastre que passam por uma gestão estratégica e efetiva dos riscos na origem dos desastres”, ressaltou.

Neste sentido, prosseguiu o Ministro, o Governo decidiu dotar-se de uma visão estratégica para orientar toda a ação em matéria de sistema de suporte que assegure a sua implementação efetiva em todos e cada um dos setores a nível das intervenções que devem ser feitas para minimização dos riscos provocados por desastres naturais.

De realçar, que a referida equipa de trabalho funcionará da dependência direta do Ministro da Administração Interna, de acordo com Luís Filipe Tavares.

Outro assunto apreciado nesta reunião ministerial foi o Plano Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes 2017-2019.