Notícias

Governo cria Corpo Nacional de Voluntários

dsc00782_peqO Governo da República de Cabo Verde já criou Corpo Nacional de Voluntários, em reconhecimento formal e social do trabalho voluntário que tem sido uma realidade no país. O Programa do Governo para a VIII Legislatura, reconhecendo o papel do voluntário no desenvolvimento das comunidades, em especial, e do país, em geral, mas também valorando positivamente experiências anteriores no domínio da promoção do voluntariado juvenil cria, assim, o Corpo Nacional de Voluntários (CNV) através do Decreto-Lei nº 25/2012 (BO nº 51, I Série de 31 de Agosto de 2012).

O CNV é uma agência de promoção de voluntariado, dotada de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos e com sede na Cidade da Praia. Esta agência tem por missão geral a promoção do trabalho voluntário, bem como a informação, formação e apoio às organizações promotoras do voluntariado.

De acordo com o seu Estatuto publicado em anexo ao Decreto-Lei da sua criação, o CNV tem como objectivos, de entre outros, desenvolver acções adequadas ao conhecimento e caracterização do universo dos voluntários, promover investigações e estudos sociológicos sobre o voluntariado, designadamente em colaboração com as universidades, sobre a atitude, predisposição e motivação dos cidadãos para a realização do trabalho voluntário, promover intercâmbios formativos e culturais com voluntários de outras nacionalidades, potenciar o reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido pelas organizações de voluntariado e pelos voluntários.

Funcionando ainda como uma organização promotora do voluntariado e podendo actuar em outras áreas de interesse social e comunitárias previstas no art. 4º do Decreto-Lei nº 42/2010 de 27 de Setembro, o Corpo Nacional de Voluntários fica sob a superintendência do Ministro responsável pela área da Juventude.