A Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Janira Hopffer Almada, adiantou que, embora a situação esteja controlada em Cabo Verde, com a existência, já, de um stock para fazer face a essa pandemia, é necessário preparar o País com medidas concretas e estratégicas específicas, visando a prevenção, o combate e a minimização do respectivo impacto.
Foi nesta perspectiva que o Governo decidiu criar essa Comissão Nacional de luta contra a Gripe A (H1N1) que, segundo a porta-voz do Conselho de Ministros, pretende trabalhar para a prevenção, o combate e a minimização do impacto desta pandemia em Cabo Verde, mediante uma ampla informação à sociedade civil no que tange à Gripe A (H1N1).
A Comissão deverá, ainda, disponibilizar, sendo necessário, medicamentos, acessórios e equipamentos de protecção, bem como garantir a capacidade de respostas para os casos em que tal seja necessário.
Esta Comissão é presidida pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves e integra os Ministros das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, da Saúde, Basílio Ramos, da Administração Interna, Lívio Lopes e do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Veiga.
É, igualmente, assistida por uma equipa que integra as Direcções-Gerais da Saúde, Farmácia, as Forças Armadas, a Direcção da Polícia Nacional, a ANMCV, e é coordenada pelo Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil.
No que tange aos pontos de entrada no país, esta equipa é reforçada com representantes da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR), Direcção Geral das Alfândegas e da Agência de Aviação Civil, de entre outros.
Recorde-se que a existência, em Cabo Verde, de três crianças com a Gripe A foi confirmada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira, 22. Das três crianças contaminadas, duas encontram-se em Santa Catarina de Santiago e uma na ilha Brava, tendo esta última regressado recentemente dos Estados Unidos de América.