Foi com grande consternação que o Governo de Cabo Verde tomou conhecimento do falecimento do Dr. Arnaldo França, Estadista, Académico, que esteve na génese do ensino superior em Cabo Verde, Investigador, Ensaísta, exímio crítico, estudioso e historiador da literatura cabo-verdiana.
De acordo com o comunicado do Governo, “deixa-nos hoje um Homem generoso, um cabo-verdiano que amou, com talento, espelhado na sua obra, a forma cabo-verdiana de sermos”.
Nesta hora de luto e consternação, lê-se no comunicado, “o Governo de Cabo Verde solidariza-se com os familiares e amigos do extinto, aos quais expressa as suas mais sentidas condolências”.
Adeus e até sempre, Arnaldo França
O Ministério da Finanças e Planeamento, através da Ministra e a Secretária de Estado Adjunta, manifesta o seu profundo pesar em seu nome pessoal e traduzindo seguramente os sentimentos de todos os trabalhadores do ministério, “vimos por meio desta expressar os mais sinceros sentimentos pelo desaparecimento físico do nosso Dr. Arnaldo França, que foi Ministro das Finanças de Cabo Verde, entre 1986 e 1991.
Unimo-nos à família neste momento de dor e grande perda para a Nação Cabo-verdiana, reconhecendo a profunda humanidade e extraordinária capacidade profissional do saudoso, que deixa inestimável legado nos planos cultural e politico, pela forma discretamente sábia, solidária e abnegada com que de corpo e alma se entregou a causa do desenvolvimento deste arquipélago perdido no mar, que lhe era tão querido.
Sem poder traduzir os verdadeiros sentimentos que nos assolam neste momento difícil, apresentamos à Família enlutada as mais sinceras condolências.