Notícias

Governo condena vandalismo praticado contra uma viatura da Embaixada de Cabo Verde em Paris

Comunicado de imprensa

Através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, o Governo de Cabo Verde tomou conhecimento que, ontem, segunda-feira, 30 de janeiro, uma viatura da Embaixada de Cabo Verde, em Paris, foi vandalizada e incendiada à porta da missão diplomática cabo-verdiana na capital francesa, e que o funcionamento normal da Embaixada foi igualmente perturbado.


O Governo de Cabo Verde, condena e repudia veementemente este ato de vandalismo, em relação ao qual apresentou queixas às autoridades francesas que já tomaram medidas consequentes e adequadas, no sentido de garantirem o normal funcionamento da Embaixada e a salvaguarda do património nacional.

O Executivo reafirma o seu empenhamento na modernização dos serviços consulares, no intuito de melhor atender e proteger a comunidade cabo-verdiana emigrada.

Por outro lado, o Governo está igualmente a trabalhar para alargar o período de atendimento ao público no conjunto dos serviços externos do MNEC e, como anunciado, na adoção de uma rede consular mais abrangente e consequente com as necessidades que se fazem sentir, nomeadamente, em França.

Reafirma que não se deixará intimidar por atos condenáveis e inaceitáveis em democracia pelo que, em concertação com as autoridades francesas, agirá com firmeza e determinação no sentido de garantir o normal funcionamento da Embaixada de Cabo Verde em Paris.