Notícias

Governo conclui processo de eliminação das barracas e realojamento das famílias na Boa Vista

A iniciativa do Governo em parceria com a Câmara Municipal da ilha, foi suportada financeiramente pelo Fundo Turismo e está regulamentada pelos Decretos Leis 56/2019 e 15/2023.

O Governo concluiu com sucesso o processo de realojamento das famílias com a eliminação das barracas na ilha de Boa Vista. São um total de 76 barracas demolidas no bairro de Farinação e 534 na BBE-Zona Sul.

A iniciativa do Governo em parceria com a Câmara Municipal da ilha, foi suportada financeiramente pelo Fundo Turismo e está regulamentada pelos Decretos Leis 56/2019 e 15/2023.

O programa teve quatro áreas de intervenção, incluindo a construção de 256 habitações, infraestruturação de cinco hectares de terrenos na zona de expansão e a criação de 131 lotes para fins habitacionais. Além disso, foram realizadas melhorias na área consolidada-zona Norte BBE, incluindo redes técnicas de abastecimento de água, energia e esgoto.

O processo de realojamento teve início em julho de 2021 e foi concluído recentemente, dada à complexidade do processo e o aumento contínuo do número de famílias. As 76 famílias do bairro de Farinação foram realojadas, assim como a maioria das famílias da zona sul-BBE, totalizando 485 famílias realojadas definitivamente.

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação e a Câmara Municipal de Boa Vista assinaram uma declaração de compromisso pós-programa para consolidar os resultados alcançados com o programa de demolição das barracas e realojamento das famílias.

O próximo passo é levar o programa de erradicação das barracas para a ilha do Sal e procura melhorar ainda mais a qualidade de vida das famílias e proporcionar melhores condições nos espaços públicos.