De acordo com o Chefe do Governo, não restam dúvidas de que a criação da Universidade de Santiago será mais um factor de transformação económica, cultural e política da ilha de Santiago, pelo que o dia de hoje, 16 de Fevereiro, deve ser considerado uma data histórica para as ilhas, pois que irá beneficiar todo o país. Por tudo isso, José Maria Neves diz-se orgulhoso de tal projecto.
Primeiro-Ministro, José Maria Neves.
Pela sua importância estratégica, como destacou o próprio Presidente da Sociedade de Educação, Ciência e Cultura, promotora da Universidade, David Hopffer Almada, o Governo desde cedo apoiou esta iniciativa e decidiu ir ainda mais longe e resolveu ceder as instalações do antigo hospital regional de Santa Catarina, em Assomada para a expansão da Universidade.
Por sua vez, o Reitor da Universidade de Santiago, Gabriel Fernandes, destaca ainda a grande contribuição que aquela instituição vem dar para o aumento das expectativas e melhoria da qualidade de vida dos jovens de Santiago e de Cabo Verde em geral, já que a universidade pretende se afirmar no contexto nacional.
David Hopffer Almada, Presidente da Sociedade de Educação, Ciência e Cultura.
"Pelo menos anualmente centenas de jovens cabo-verdianos, designadamente os do interior de Santiago e das ilhas ditas periféricas saem do sistema formal de ensino sem condições de serem absorvidos pelo mercado de trabalho, já que não têm formação para tal e, sem condições de darem continuidade aos seus estudos…", reflecte Fernandes. Este afirma que é pensando nesses jovens que a Sociedade de Educação, Ciência e Cultura concebeu a Universidade.
Nesta primeira fase de sua implementação, a Universidade de Santiago irá oferecer oito cursos de graduação nas áreas humanística, científica e tecnológica, entre esses Sociologia, Filosofia, História, Estudos Franceses, Novas Tecnologias de informação e comunicação e Gestão de Empresas.
Gabriel Fernandes, Reitor da Universidade de Santiago
Tendo como lema a Qualidade no Ensino, a escola funcionará com 11 turmas e 41 professores, sendo a grande maioria doutorados e mestrados, beneficiando mais de 300 alunos.
Recorde-se que a Universidade de Santiago vem funcionando há cerca de três meses com mais de 300 alunos.