Notícias

Governo assina contrato de concessão com a Enacol S.A.

O Governo, representado pelo Vice-Primeiro Ministro, Olavo Correia, assinou, esta quinta-feira, 21 de junho, com a Empresa Nacional de Combustíveis - ENACOL S.A, o contrato de concessão administrativa para exercício da atividade económica de comercialização de derivados do petróleo, em território nacional, bem como de gestão e utilização das instalações petrolíferas.

O Governo, representado pelo Vice-Primeiro Ministro, Olavo Correia, assinou, esta quinta-feira, 21 de junho, com a Empresa Nacional de Combustíveis – ENACOL S.A, o contrato de concessão administrativa para exercício da atividade económica de comercialização de derivados do petróleo, em território nacional, bem como de gestão e utilização das instalações petrolíferas.

O contrato assinado salvaguarda o interesse nacional no que diz respeito aos aspetos fundamentais do serviço público e de segurança do abastecimento, garante a adequação ao quadro legal atual e assim proteger o interesse da Enacol e reserva ao Estado a possibilidade de exercer com eficácia e eficiência o seu papel regulador que lhe é reconhecido por lei.

Conforme Olavo Correia, “queremos criar novas oportunidades aos jovens cabo-verdianos nos mais diversos setores, pelo que temos que diversificar a economia cabo-verdiana. Uma dessas estratégias é transformar Cabo Verde num Hub. A ENACOL terá um importante papel neste projeto”.

A ENACOL é uma forte marca cabo-verdiana e um bom exemplo de parceria entre nacionais/estrangeiros e o Estado. Trata-se de uma marca com credibilidade e prestígio granjeado de uma longa caminhada de sucesso, acrescentou o governante, para quem é “de valorizar o contributo que a ENACOL tem dado a Cabo Verde e, sobretudo o caminho que vamos percorrer conjuntamente”.

Olavo Correia aproveitou para apelar para “que cuidemos daquilo que nos é único: os cabo-verdianos e o nosso território, especificamente o nosso ambiente – que devem ser protegidos ao máximo”.

A ENACOL esteve representada no ato pelo Presidente do Conselho de Administração, Eng. Jorge José Borges Carvalho e pelo Diretor-Geral, Dr. José Abílio Nunes Madalena.